Saiba como iniciar o planeamento para comprar uma casa

Pensa em comprar uma casa?
Com o mercado imobiliário sempre com procura e com os preços a aumentar é preciso ter um bom planeamento para não perder tempo e dinheiro. Por isso, neste post separei algumas boas dicas para quem está a iniciar o planeamento para comprar uma casa. Sem dúvida, esta é uma etapa fundamental do processo de compra, e que pode ser tão decisiva quanto conseguir, ou não, comprar a casa dos sonhos (de forma consciente).

Por onde começar?

  • Primeiramente, avalie todas as suas possibilidades financeiras:
    – Há algum dinheiro guardado para comprar ou dar de entrada no imóvel?
    – É viável vender um carro ou outro bem, por exemplo, para aumentar as suas possibilidades de compra?
    Some todo o dinheiro que é capaz de juntar, no curto prazo, e faça os cálculos do valor total.
  • Precisa de recorrer ao financiamento imobiliário? Então, entre em contacto com os bancos para saber sobre as suas reais possibilidades de financiamento. Faça consultas ou solicite ajuda ao nosso departamento de crédito para junto dos vários bancos, conhecer as condições, condições essas que podem mudar de um banco para outro. Se precisar de ajuda, entre em contacto que terei todo o prazer em orientar.
  • O banco irá informar quanto ao valor que é possível financiar, de acordo com os seus rendimentos. Tenha em conta que há sempre custos extras na aquisição de um imóvel. Como, por exemplo, impostos, taxas, escritura, documentação, etc. Com estas informações, agora já é possível saber com precisão o valor da casa que pode procurar.
  • Neste ponto inicia-se a procura pela sua nova casa!
    Muitas pessoas cometem o erro de iniciar o processo da compra pela procura do imóvel, quando na verdade deveriam iniciar pela aprovação bancária do crédito. Os bancos podem demorar dias para dar um retorno, e na necessidade urgente de se obter uma aprovação rápida, perdem-se também boas oportunidades para avaliar os valores com calma e negociar mais junto do banco. Como o mercado está escasso, os bons imóveis tendem a ficar pouquíssimo tempo disponível. Imagine se encontra a casa nova dos seus sonhos e na hora de fechar o negócio há problemas com o Crédito Habitação?
    Certamente, se for um bom imóvel, a concorrência será grande para o comprar, e contratempos podem fazer com que perca o negócio.

A procura para comprar a casa

Acredito que esta é a parte preferida da maioria das pessoas. É a fase de olhar os anúncios de imóveis, visitar sites e portais imobiliários, e começar a ter em mente (e materializar) o que seria a sua nova casa. Entretanto, é preciso ter muita atenção nesta etapa do processo. Isso porque é comum os compradores estarem entusiasmados com a parte “estética” do imóvel, e não terem a devida atenção com a parte burocrática. E é exatamente nesta parte burocrática que acaba-se por definir o negócio.

Certamente, os compradores estão preocupados com outros aspectos do imóvel. Se a localização é boa, qual é o número de quartos, se há arrumos, se está remodelado ou não… No entanto, é fundamental também avaliar se:
– o imóvel está livre de ónus,
– há dívidas junto ao condomínio,
– está penhorado,
– está arrendamento, e etc.
Por isso, se não tem este tipo de conhecimento é muito importante que procure auxílio profissional.

De nada adianta encontrar a casa “perfeita”, que esteja dentro do seu orçamento, mas que está com uma série de dívidas, ou retificações a fazer. Não seja surpreendido negativamente por estas questões. Antes de considerar a compra de qualquer casa é importante, desde já, saber antecipadamente se está livre deste tipo de impedimentos.

Portanto, se pensa em comprar uma casa e está na fase de planear, não deixe de ter em conta todos estes pontos citados neste post. Com os devidos cuidados é possível realizar uma óptima compra, e sem surpresas desagradáveis. Boa sorte na sua procura e conte comigo para o que precisar!


Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandra@sandramendeshouses.com

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *