Crédito habitação: saiba como funciona a pré-aprovação e os benefícios

Pensa em comprar casa mas precisa de recorrer ao financiamento bancário? Pois saiba que o primeiro passo é solicitar a pré-aprovação do seu crédito junto dos bancos. Este parece ser um processo difícil e burocrático. No entanto, é muito mais simples do que se pensa. O sonho da casa nova pode estar mais próximo do que imagina!

Por que é importante solicitar a pré-aprovação aos bancos?

Mesmo com a instabilidade causada na economia por conta da pandemia, o mercado imobiliário manteve-se estável. A compra e venda de imóveis continua a ocorrer. E muitas vezes de forma até mais intensa do que na pré-pandemia. Isso porque as pessoas passaram a dar mais importância às suas casas.
Muitas famílias mudaram para casas maiores e mais confortáveis. Foi esta movimentação que também ajudou a manter o mercado ativo.

Os bons negócios acabam por ficar muito pouco tempo disponíveis no mercado. Por isso, se realmente gostar de um imóvel, o ideal é que já tenha tudo o que é necessário para poder seguir com a sua intenção de compra, e assim concretizá-la. Não é incomum ver casos de pessoas que gostam muito de um imóvel, mas que infelizmente acabam por perdê-lo. Isso porque não tinham, na altura, a aprovação do crédito imobiliário.

Dessa forma, é altamente recomendado que antes mesmo de iniciar a procura por um imóvel já tenha a pré-aprovação do banco. Assim a probabilidade de perder a casa dos seus sonhos será bem menor.

Além de evitar perder um bom negócio, ter antecipadamente a pré-aprovação do crédito ajudará a perceber melhor qual é o seu poder de compra. Isto porque assim que o banco lhe der uma resposta, já saberá o valor máximo do imóvel que poderá adquirir. Essa informação ajuda muito no processo de procura por imóveis, pois mantém o foco nos imóveis que realmente fazem sentido para a sua realidade financeira.

Qual é a análise feita pelo banco para conceder o crédito imobiliário?

Os bancos realizam a análise baseando-se nos documentos e na situação financeira do agregado familiar. Habitualmente são solicitados para a análise documentos como:

  • Documento de identificação (atualizado)
  • Comprovativo de morada (atualizado)
  • Última declaração do IRS
  • Declaração de vínculo contratual
  • Se for trabalhador por conta própria – Recibos Verdes dos últimos 6 meses
  • Se for trabalhador por conta de outrem – Últimos 3 recibos de vencimento
  • Extrato bancário dos últimos 3 meses
  • Declaração de início de atividade (se aplicável)
  • Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal

Será através da avaliação da sua estabilidade financeira, histórico bancário, situação profissional, taxa de esforço, entre outros fatores, que o banco aprovará ou não o pedido de crédito.

No entanto, é importante reforçar que não é porque um banco não aprovou o seu crédito que isso ocorrerá em todos os bancos. Apesar dos documentos serem os mesmos, os bancos levam outros fatores em consideração na hora da avaliação. Como, por exemplo, o relacionamento que já existe com o próprio banco.
Por isso, nunca deixe de verificar as opções de crédito em vários bancos diferentes. E claro, principalmente, no banco em que já tem conta e relacionamento.

Caso mais do que um banco aprove o seu crédito, poderá negociar as melhores taxas e condições em cada um deles. E assim optar pelo mais interessante para si.

Como solicito uma “pré-aprovação” de crédito a um banco?

A pré-aprovação do crédito imobiliário pode ser solicitada diretamente nos bancos. Ou também pode ser solicitada por um profissional intermediário. Fazer as consultas sozinho(a) é uma possibilidade. No entanto, contar com a ajuda de um profissional facilita muito. Isto porque trabalham diariamente com esse tipo de situação e sabem a melhor forma de conduzir os processos. É feito o contato com vários bancos e na sequência apresentam as melhores opções para si. Além disso, é possível tirar todas dúvidas com esse profissional.

Por isso, se pensa em comprar casa e utilizar crédito bancário, entre em contato comigo.
Terei imenso prazer em ajudar e indicar os melhores profissionais para realizar o sonho da casa nova!

Fonte consultada para criação deste post: Revista Digital By Zome


Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandra@sandramendeshouses.com

À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *