3 dicas para quem vai comprar casa, sem a visita presencial

Certamente, a compra de uma casa é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa. Entretanto, em algumas situações os compradores não tem disponibilidade para ver o imóvel presencialmente. Seja por morarem em um sitio distante, ou por outras questões pessoais. Para esses casos, onde é preciso comprar a casa sem visitá-la, existem recursos que facilitam conhecer o imóvel à distância. Se este for o seu caso, tome nota de algumas dicas para não perder nenhum detalhe do imóvel no qual tem interesse em conhecer.

1. Alguém (de confiança) pode visitar o imóvel, presencialmente, para si?

Sem dúvida, essa é a melhor opção para quem vai comprar uma casa sem visitá-la presencialmente. Isso porque uma pessoa de confiança terá a oportunidade de verificar de perto todos os pormenores do imóvel, e muitas vezes são detalhes que só podem ser notados presencialmente mesmo.
Além disso, existe a possibilidade da pessoa que for visitar o imóvel fazer uma chamada de vídeo para si, em direto, enquanto ela está no imóvel. Assim, todos os pormenores podem ser verificados por si, no detalhe. Nessa visita convém observar pontos importantes como, por exemplo:

  • Sinais de humidade, vazamento ou infiltração
    Observe, com cuidado, se as paredes e tetos possuem sinais de humidade, vazamento ou infiltração. Em alguns casos estes problemas podem ter sido “contornados” pelo proprietário do imóvel com uma rápida pintura. No entanto, apenas a pintura não resolve o problema, e por isso este ponto deve ser um sinal de alerta para si.
  • Condição dos vidros e estores
    Verificar se os vidros são duplos e se os estores estão a abrir e fechar corretamente.
  • Condição dos armários (se houver)
    Se não apresentam sinais de humidade internamente, se abrem e fecham com facilidade, se estão livres do bicho da madeira.

Seja a visita feita pelo próprio consultor imobiliário, ou por uma pessoa próxima de sua confiança, este tipo de visita virtual, “em direto”, acaba por facilitar um bocado o processo de compra à distância, pois certamente passa mais segurança aos compradores antes de tomar uma decisão.

2. É possível fazer uma visita virtual?

Em alguns imóveis é possível realizar uma visita virtual. Dessa forma, a visualização da casa pode ser feita de maneira mais detalhada do que apenas por fotos. No entanto, antes é preciso verificar qual será exatamente o tipo de visita virtual, pois existem formas distintas oferecidas no mercado.

  • Visita virtual em 360 graus
    Este tipo de visita virtual é a mais realista de todas, já que é possível visualizar todos os cômodos do imóvel em 360 graus. Como se realmente estivesse a andar pelo imóvel, cômodo por cômodo. Assim, é possível ver de forma mais detalhada as condições do rodapé ou dos tetos, por exemplo. São pormenores que muitas vezes passam desapercebido em fotos comuns. Algumas vezes é possível também dar zoom (aproximar a imagem), caso algo tenha lhe chamado a atenção, e queira ver melhor no detalhe.
    Este tipo de visita pode ser feita também com a utilização de um óculos de realidade virtual, ou através de um computador comum com acesso à internet.
  • Visita virtual por vídeo gravado
    Esta é uma outra forma de se realizar uma visita virtual, no entanto oferece muito menos recursos do que a primeira opção acima. Neste tipo de visita, a imobiliária faz um vídeo de divulgação a mostrar os cômodos do imóvel. Mas, por se tratar de um vídeo, não há autonomia para que possa acessar o imóvel em 360 graus, e assim poder ver todos os pormenores da casa. Decerto é uma versão mais simples de visita virtual, mas que acaba por também ser uma opção para os futuros compradores.

3. Observe todas as fotos com máxima atenção

Se nenhuma das opções acima for possível, então a alternativa é mesmo contar com as fotos tradicionais do imóvel. Algumas imobiliárias investem em fotos tiradas por fotógrafos profissionais, o que é ótimo para a melhor visualização dos futuros compradores. Entretanto, nem todos os anúncios oferecem essa possibilidade.

Por isso, se realmente tiver que comprar a casa sem visitá-la, e não houver como fazer uma visita (seja através de uma pessoa de confiança, visita virtual, ou por vídeo) solicite o máximo de fotos possíveis do imóvel para a imobiliária. Quanto mais fotos tiver do imóvel, melhor. Assim, é possível analisar atentamente cada uma das fotos, por diferentes ângulos, e avaliar os pormenores do imóvel.


Sandra Foto

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandra@sandramendeshouses.com

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *