Dicas de como utilizar bem os espelhos na decoração da sua casa

Utilizar espelhos na decoração da sua casa é certamente uma excelente ideia. Isto porque, para além de decorar também ajudam a dar a sensação de amplitude aos ambientes. Com a utilização dos espelhos, as divisões acabam por parecer maiores do que realmente são. Além disso, os espelhos ainda são óptimas opções para refletir a iluminação, o que ajuda muito em espaços pequenos e com pouca luminosidade. Colocar um espelho próximo a uma janela, por exemplo, ajuda a deixar todo o ambiente mais claro e luminoso.
Neste post, eu partilho algumas dicas de como pode utilizar os espelhos na decoração, de forma inteligente, e em diversos ambientes da sua casa.

No hall de entrada ou na sala

Utilizar espelhos no hall de entrada da casa é uma excelente ideia. Principalmente porque estes ambientes costumam não ser muito grandes e não ter iluminação natural, como uma janela, por exemplo. Com a instalação dos espelhos, estes ajudam a refletir a iluminação artificial, que acaba por ser uma óptima opção neste tipo de espaço.

Uma dica diferente é utilizar várias peças de espelhos juntas, como estes em formato hexagonal (imagem 2) ou quadrado (imagem 3). Desta forma, o custo com o espelho tende a ser menor do que quando se utiliza uma única peça inteira (imagem 1). Além disso, várias peças em tamanhos menores são mais fáceis de transportar (menor probabilidade de partirem) e também dão um ar mais moderno e atual aos ambientes.

Espelhos na casa de banho

A casa de banho é um ambiente que necessita de bastante iluminação, mesmo porque a grande maioria não possui janela para entrada de luz e ventilação natural. Neste ponto, os espelhos auxiliam imenso, e são excelentes “replicadores de iluminação”. Ajudam a refletir a iluminação das lâmpadas instaladas, e assim acabam por deixar o ambiente mais claro e convidativo.

Há diversas opções de modelos de espelhos para usar na casa de banho. Os espelhos longos e estreitos, por exemplo, são excelentes para serem utilizados com lavatórios duplos. Ajudam a alongar o ambiente, e dão a sensação do pé direito parecer mais alto. Há também os espelhos inteiros, que ocupam grande parte da parede numa única peça. A instalação de luzes de LED na parte detrás dos espelhos também tem sido uma opção bastante utilizada, principalmente para criar um ambiente mais acolhedor, com uma luz mais indireta.
Todas são óptimas opções de decoração, mas a melhor escolha para si depende sempre das características do espaço que tem em casa.

Outros ambientes para utilizar bem os espelhos

Na sala, por exemplo, é possível criar um conjunto de espelhos quadrados de menor tamanho, do chão ao teto, a formar um grande quadrado. Este tipo de decoração é uma forte tendência, dá um lindo efeito, e tem um custo muito menor do que se fosse utilizado uma peça única de espelho em toda a parede.

Os espelhos também podem ser utilizados nas portas dos armários, sejam eles na cozinha, no quarto ou escritório. Mas, tenha atenção aos hábitos dos moradores da sua casa antes de optar por colocar espelhos nas portas dos armários. Sem dúvida, ficam belíssimos. Entretanto, os espelhos tendem a ficar marcados com facilidade. Por isso, optar por este tipo de decoração exige certos cuidados que algumas pessoas podem não estar dispostas a ter, como por exemplo, fazer a limpeza dos espelhos semanalmente. Principalmente em armários de cozinha em que a utilização é muito intensa e há propensão ao acúmulo de gordura e outras sujidades. Além disso, é preciso ter em conta o risco de partirem, já que são naturalmente mais delicados do que a madeira, por exemplo. Caso tenha miúdos agitados na casa, pode não ser uma boa opção também.


Sandra Foto

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandra@sandramendeshouses.com

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *