A prestação da casa está a aumentar! Veja 9 dicas do que pode ser feito para ajustar ao orçamento

Estamos a viver tempos difíceis. Primeiramente veio a pandemia, agora é a Guerra na Europa, e os efeitos logo se refletiram no bolso dos portugueses. Com o aumento das taxas de juro, quem possui crédito habitação tem de ponderar ajustar o orçamento para manter os seus compromissos com o banco. Com o aumento das despesas, muitos portugueses estão à procura de alternativas para ajustar o valor da prestação da casa ao orçamento familiar. Diante disso, reuni abaixo algumas dicas e orientações que podem dar uma ajuda neste processo.

1- Revisão de todas as despesas da família, e negocie o que for possível

Agora é o momento perfeito para fazer o ficheiro do orçamento familiar, de cima abaixo, despesa por despesa. Isso porque, mesmo aqueles gastos que parecem mínimos no dia a dia podem fazer toda a diferença ao final do mês. Se ainda não tem um ficheiro de controlo do orçamento familiar, pois esta é uma ótima oportunidade para criar um. Primeiramente, faça uma lista de todas as entradas e saídas de dinheiro das contas da família, e comece a registar e a acompanhar todos os gastos. Esta simples organização já ajuda imenso a perceber a real situação da família.

De uma maneira geral, os serviços contratados podem ser renegociados (conseguir algum desconto), alterados (diminuir o serviço contratado) ou até mesmo cancelados por completo. No entanto é importante ter em atenção às multas contratuais que podem estar associadas aos contratos já efetuados.

Assinatura de serviços de streaming (como o Netflix, por exemplo), ginásio, gás e energia, avalie tudo. As vezes é possível por exemplo reduzir o plano de TV, telemóvel e internet por outro mais acessível. Diminuir o número de cafezinhos fora de casa também traz resultados no fim do mês. Toda a ajuda no orçamento é muito bem-vinda.

Há pontos que podem ser negociados junto ao banco com o objetivo de diminuir o valor da prestação da casa

É possível baixar a prestação da casa ao negociar alguns pontos do contrato de Crédito Habitação junto ao banco. Por isso, faça a revisão o seu contrato, avalie as possibilidades, e converse com o gerente da sua conta para que juntos possam encontrar uma solução ideal para si.

2- Ajuste os seguros associados ao Crédito Habitação

Com o crédito habitação há sempre seguros associados, como por exemplo o seguro de vida e o multirriscos. A cobertura dos seguros pode ser reajustada (diminuindo os benefícios), ou a melhor alternativa pode ser mesmo trocar a seguradora por outra mais barata. Faça as contas e avalie as possibilidades.
Entretanto é preciso ter cuidado com este tipo de alteração, pois em alguns casos isso pode interferir no spread negociado com o banco. Por isso, tenha atenção ao seu contrato de crédito habitação antes de fazer os ajustes.

3- Amortização da dívida

Para quem conseguiu juntar uma poupança nos últimos tempos, existe a opção de utilizar este dinheiro para amortizar o crédito habitação. Sendo assim, ao reduzir o capital da dívida, o montante dos juros a pagar também vai diminuir, e assim consequentemente irá baixar o valor da prestação da casa e do seguro de vida.
Neste ponto é preciso ter em consideração que há comissões associadas ao reembolso antecipado (0,5% nos contratos de taxa variável e 2% de taxa fixa).

4- Negociar o spread

Com a subida da Euribor, os bancos estão a travar uma verdadeira guerra de spreads. Isso porque os bancos voltam a ganhar dinheiro com os empréstimos, e assim podem baixar as margens. Por isso, se tem um empréstimo com spread maior do que 1%, poderá renegociá-lo com o banco.

5- Alargar o prazo do financiamento

Este é outro ponto que pode ser reajustado no contrato. Ao alargar o prazo do financiamento, consequentemente vai diminuir o valor da prestação da casa a ser paga para o banco. Entretanto, é preciso ter atenção, pois o valor final pago pelo empréstimo vai aumentar, por se pagar mais juros, já que serão mais anos de financiamento.

6- Mudar da taxa variável para a taxa fixa para reduzir a prestação da casa

Esta é uma possibilidade que ainda pode ser negociada junto de alguns bancos. Certamente, a taxa fixa está mais alta neste momento do que no início do ano, entretanto é uma forma de deixar o valor fixo para os próximos anos e assim se resguardar no caso de atingir níveis ainda elevados.

7- Reavaliar o imóvel

É muito provável que o seu imóvel tenha valorizado desde o início da contratação do crédito até hoje. Sendo assim é possível pedir uma reavaliação do seu imóvel ao banco. Assumindo que o capital em dívida diminuiu, o vosso LTV reduziu, pode ser que obtenha melhores condições de crédito (prazos, taxas, etc.).

8- Negociar as taxas dos produtos financeiros

Os bancos cobram taxas que muitas vezes nem sabemos ao certo do que são. Há anuidades e taxas associadas a cartões de crédito e débito, que pode tentar renegociar. Mas, cuidado ao fazer qualquer alteração, pois estes produtos financeiros podem estar associados ao spread, e por isso pode subir.

9- Transferir o Crédito Habitação para outro banco

Não conseguiu uma boa negociação junto do seu banco atual? Procure condições de crédito mais atrativas em outros bancos. Consulte as taxas e condições de outros bancos, e peça simulações atualizadas para que possa comparar e assim optar pela opção mais atrativa. Entretanto é preciso ter em conta que este processo pode ter custos associados.

Como pode ver acima, existem uma série de recursos que podem ser utilizados antes de tomar a decisão de vender ou entregar a sua casa. Mas, decerto isso exige muita atenção aos contratos, ao procurar por melhores soluções. Estamos a falar de uma casa, do lar de uma família, e por isso ter todo o cuidado nunca é demais. Por isso, procure sempre por especialistas no assunto e garanta noites mais tranquilas de sono.

Fonte: Idealista.pt


Sandra Foto

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *