Por mais que as máquinas de lavar loiça sejam um item indispensável para muitas famílias, ainda há quem prefira lavar toda a louça à mão. Seja por uma questão de hábito, falta de habilidade em utilizar o eletrodoméstico, ou até mesmo por achar que haverá um gasto extra de água e energia. Neste post partilharei as principais vantagens e desvantagens em utilizar este eletrodoméstico.
Por isso, se está na dúvida sobre comprar uma máquina de lavar loiça para a sua cozinha, não deixe de ler este post.
Vantagens em utilizar a máquina de lavar loiça
- A saber utilizá-la da forma correcta, a loiça não só sai limpa como também higienizada;
- Ganha-se tempo pois, ao invés de estar a lavar a loiça manualmente, estará a fazer outra actividade;
- Preserva-se a saúde das mãos, a evitar ressecamentos, alergias e desgaste por causa das lavagens à mão;
- Com boas práticas de utilização é possível ainda poupar com custos de água e energia;
Para isso, verifique sempre os ciclos de lavagem da máquina. Normalmente há ciclos de “meia carga” ou “modo económico” que são boas opções para as loiças sem tanta sujidade, do dia-a-dia. Costumam ser mais rápidos e com menor consumo de água e energia.
Outra boa prática é iniciar a lavagem em horários em que a energia é mais barata, por exemplo.
Além disso, é sempre recomendado que antes de iniciar a lavagem se certifique de que a máquina está cheia de loiça. Ligar a máquina para lavar poucos itens certamente não é uma boa opção para quem procura poupar. - Taças, copos e pratos chegam a brilhar, se os cuidados necessários forem tomados.
- Dados os diferentes ciclos de lavagem, com maior e menor duração, a máquina de lavar loiça pode ser usada também em casas com poucas pessoas. Por exemplo, numa casa onde more apenas um casal, é possível juntar a loiça de um ou dois dias (pequeno-almoço, almoço e jantar,) e fazer uma única lavagem.
Isto porque existe o mito de dizer que se houver poucas pessoas a morar numa casa, o uso da máquina é inviável.
Desvantagens
- É preciso dispor a loiça da forma correcta, se não a loiça sairá suja ao final do ciclo de lavagem;
Há locais certos para dispor os copos, taças, pratos, etc. Se não respeitar os lugares certos, ou mesmo se sobrecarregar a máquina com loiça demais, o resultado certamente não será satisfatório. É preciso ter atenção a este ponto.
Deve sempre deixar espaço entre a loiça para a passagem do detergente. Não há magia!
Loiça sobreposta, amontoada, ou com muita sujidade, são uma má ideia na organização da loiça para lavagem. - A remoção dos restos de comida, e determinadas sujidades mais complexas também devem ser feitas para que se obtenha um bom resultado na lavagem;
Por isso, há até quem passe uma toalha nas loiças mais sujas antes de as colocar na máquina. Mas, habitualmente, basta passar um pouco de água, de modo rápido, pelos pratos e travessas que já estarão prontos para ir à máquina. O importante é mesmo avaliar o estado das loiças, e se estiverem demasiado sujas será preciso remover o excesso de sujidade antes as colocar na máquina. - Determinados tipos de loiças e de panelas de cozinha não podem ser lavados à máquina.
Nestes casos, devem realmente ser lavados de forma manual.
A máquina de lavar loiças é para si?
Há quem trate a máquina de lavar loiça como uma caixinha mágica, onde basta colocar a loiça suja lá dentro que como num passe de magia fica limpa. E como vimos acima, certamente não é assim.
Sem dúvida, é um eletrodoméstico incrível. Que ajuda imenso no dia-a-dia de uma casa.
No entanto, se não for uma pessoa cuidadosa nas boas práticas de utilização, com certeza o resultado não será satisfatório.
É preciso avaliar item a item antes de os colocar na máquina. Se colocar panelas e travessas muito sujas, não só sairão sujas como também irão sujar a restante loiça que está na máquina. Além disso, os restos de comida deixam a máquina com mau cheiro, causam entupimento no filtro, e prejudicam a eficiência da lavagem.
Portanto, se é uma pessoa que não tem paciência e atenção em lidar com estes cuidados que a máquina de lavar loiça exige, esta não será uma boa opção para si.
Entretanto, tenha em conta que quando a utilização do equipamento se torna um hábito, tudo fica imensamente mais fácil. Já fará automaticamente os passos necessários para que haja um bom desempenho, sem se dar conta disso. Torna-se parte da rotina.
Por isso, recomendo sempre que faça um teste, e dê uma oportunidade a este incrível eletrodoméstico!
Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com
1 Comment
Add Comment