Outono 2021: Dicas para deixar a sua casa mais aconchegante

Os dias frios do outono já estão a chegar, e isso pode fazer com que a sua casa se torne menos convidativa. Pois quem gosta de tomar banho numa casa de banho super fria? Ou mesmo sentir aquela sensação de quarto gelado e húmido ao se deitar? Neste post dou algumas dicas para deixar a sua casa mais quentinha, agradável e aconchegante e aproveitar em grande esta época do ano tão deliciosa.

Casa de banho

Certamente, a casa de banho é um dos lugares mais frios numa casa. Isto porque, muitas vezes a cerâmica utilizada para revestir o chão e os azulejos acaba por ter essa característica natural, bastante fria. No entanto, saiba que é possível diminuir muito a sensação desconfortável do frio com simples ajustes . Como por exemplo, instalar um aquecedor de toalhas elétrico para deixar as suas toalhas quentinhas antes do banho. Após o banho, o aquecedor de toalhas ajuda imenso a secar as toalhas de forma rápida, e evita também o mau cheiro de toalha húmida.

Use e abuse dos tapetes atoalhados e fofos. Além de proporcionar uma boa sensação de conforto ao sair do banho, também ajudam a manter o frio do chão longe dos seus pés. Pequenos aquecedores elétricos de ambiente também podem ser uma boa alternativa para deixar a casa de banho mais convidativa nos dias frios. Por isso, uma boa dica é ligar o aquecedor apenas por alguns minutinhos antes de tomar banho. Assim, já é suficiente para deixar o ambiente quentinho, sem gastar demasiado na conta de luz.

Quartos e Sala

Dias mais frescos pedem por mais itens de decoração. Por isso, mantas, tapetes e cortinados passam a ter maior destaque nos ambientes. Uma vez que cada um deles tem importantes funções além de apenas decorar os ambientes.

As mantas são ótimas opções para deixar ao pé da cama ou sobre o sofá. Assim permanecem de fácil acesso assim que tiver aquele friozinho no final do dia. Os tapetes, além da função estética, também têm a importante função de manter o frio do chão isolado de si. Há muitos modelos disponíveis no mercado, como por exemplo, em pele, de peluche, algodão, e até em corda rústica, como a juta ou o sisal. O modelo ideal é aquele que além de combinar com a decoração da sua casa ainda lhe trará uma sensação de conforto. Nesse sentido, é sempre bom pensar em qual seria a sensação de andar descalço pelo tapete, por exemplo, antes de comprar um. Seria agradável e confortável?

Já os cortinados, além de decorar e ajudar com a questão do controle de claridade no ambiente, também ajudam a melhorar o conforto térmico. Ou seja, auxiliam no bloqueio daqueles “ventinhos indesejados” que muitas vezes acabam por passar por entre as frestas das janelas. Neste caso, os modelos que utilizam tecidos mais pesados costumam ser mais eficientes do que os modelos feitos com tecidos leves e finos. No entanto, é importante ter em conta que o cortinado é um item de decoração que deve atender a todas as estações, uma vez que é caro e não trocamos a todo o momento. Por isso, tenha o cuidado de escolher um modelo intermediário, que se enquadre bem tanto nos dias frios quanto mais quentes.

Lareiras e velas também são super bem-vindas no outono!

Além de trazerem a sensação de “casa aconchegante”, como as casas das capas de revista e telenovelas, as velas e a lareira aquecem e deixam um cheirinho especial no ambiente. O cheiro de lenha a queimar acaba sempre por trazer boas lembranças e recordações às pessoas. Mas se não há lareira na sua casa, é possível criar uma sensação semelhante ao utilizar velas decorativas. Há opções super cheirosas e que dão um charme muito especial aos ambientes.

Cheirinho de casa

Os aromatizadores (ou difusores) de ambiente também ajudam a compor o ambiente de uma casa aconchegante no inverno. Há algumas boas opções disponíveis no mercado, como por exemplo os modelos elétricos ou de varetas de bambu. Para os modelos elétricos basta colocar no seu interior um pouco de água, juntamente com algumas gotinhas de óleo essencial da sua preferência, e ligar! Aos poucos sairá uma leve bruma que perfumará o ambiente.

Já o aromatizador de varetas tem uma essência no interior do frasco, e as varetas auxiliam a exalar o perfume. É recomendado que vire as varetas periodicamente para que o perfume permaneça no ambiente.
Tanto para o aromatizador elétrico quanto para o de varetas, em tempo mais frio de outono é muito agradável apostar em aromas mais densos e amadeirados.

Cozinha com cara de outono

E para finalizar estas dicas que mexem com todos os nossos sentidos, chegamos agora ao paladar. A cozinha é, sem dúvida, o coração da casa. E nos dias mais frios não há nada melhor do que apostar num bom “confort food” para deixar a casa ainda mais com ar de lar. Por isso, cozer um bolo, biscoitos, ou mesmo preparar um cafezinho ou chocolate quente são ótimas opções para aquecer a si e a sua família e ainda deixar um cheirinho apetitoso no ar.

Uma casa aconchegante nos dias frios de outono é aquela que mexe com todos os nossos sentidos, nos traz lembranças de bons momentos e torna-se uma agradável experiência sensorial. Que tal tentar reproduzir um ambiente como este na sua casa e aproveitar em grande os dias mais frios do outono? : )


Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandra@sandramendeshouses.com

À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *