Matosinhos terá o maior parque aberto da área metropolitana do Porto

A Câmara Municipal de Matosinhos iniciou a jornada de renovação de um dos seus caminhos rurais. Este caminho fará parte do chamado Parque Rural de Matosinhos. Trata-se de um espaço de 56 Km, que será o maior parque aberto da área metropolitana do Porto.

O Parque Rural de Matosinhos tem como objetivo central renovar os caminhos rurais. Sendo assim, haverá prioridade quanto a mobilidade a pé e de bicicleta. Este projeto é considerado um dos principais do Plano Diretor Municipal (PDM). O plano tem sobretudo a intenção de preservar a identidade agrícola da região. Reordenar o acesso aos campos, e assim garantir uma circulação fluida. Dessa forma, a passagem de outros veículos será excluída do local.

Além disso, o Parque Rural não terá como foco apenas a mobilidade. O Parque também celebrará o património edificado nos percursos. Antigos moinhos e complexos agrícolas dotados de valor arquitetónico ou patrimonial serão resgatados. Também, será criado um Observatório da Paisagem, a convidar os visitantes a explorarem a riqueza natural do parque.

A autarquia está a testar para garantir que os caminhos rurais se integrem bem com a agricultura. O objetivo é permitir que máquinas agrícolas e peões dividam os trajetos em harmonia. Esta abordagem, de respeitar a história local, procura viabilizar a conexão direta das zonas rurais às praias. O que permitirá assim um trajeto contínuo numa paisagem bela e natural.

O projeto do Parque Rural de Matosinhos

Antes das obras, a Câmara consultou os agricultores locais para envolvê-los no projeto. Com a intenção de que percebessem os benefícios que o projeto trará na mobilidade e no acesso aos campos. Além disso, foram feitos acordos de cedência com os proprietários para alargarmento dos caminhos.

Agora, o município está a atuar na renovação de 750 metros de caminho rural entre Perafita e Lavra. Nesse trecho inicial há inovações no pavimento e alargamento da via, com renovação de muros e taludes. Além disso, há também um tratamento paisagístico das margens. O investimento é de 220 mil euros, com previsão de conclusão da primeira parte até o final do ano. Sem dúvida, já é possível notar a grandeza que o projeto trará à região.

Fonte e imagem: portocanal.sapo.pt


Sandra Foto

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *