História a céu aberto: Forte Nossa Senhora das Neves em Leça

Ter a oportunidade de morar numa freguesia com tanta riqueza histórica, como é o caso de Leça da Palmeira, é sem dúvida um grande privilégio. Um verdadeiro museu a céu aberto e, ao mesmo tempo, com construções modernas a dar novos ares a esta encantadora freguesia.
No post de hoje eu compartilho um pouco sobre a história do Forte Nossa Senhora das Neves. Conhecido popularmente também como Forte de Leça da Palmeira ou Castelo de Matosinhos. Conheça, através de fotos antigas e atuais, mais este pedacinho tão emblemático de Leça.

A História do Forte

A construção do Forte teve inicio entre 1638 e 1639, sob a Dinastia Filipina, no entanto há registro da sua conclusão apenas em 1720. O objetivo da construção do Forte era proteger o porto dos ataques espanhóis, de piratas e de corsários. O forte foi construído a pedido do 1º Conde de Penaguião, D. João Rodrigues Sá e Menezes.

Em 1832 o forte passou por algumas benfeitorias nos armazéns, ponte levadiça, parapeitos e escada do fosso. No entanto, mesmo com as intervenções, manteve-se ainda algumas canhoneiras ao nível da magistral.

Foi no século XX que a Capitania do Porto de Leixões assumiu as instalações do Forte. No complexo construíram novos edifícios para fazer alojamento de pessoal. No entanto, essas novas construções acabaram por descaracterizar a arquitetura original.

Desde o dia 5 de Dezembro de 1961 que o Forte encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público.

Foto atual e foto antiga do Forte Nossa Senhora das Neves

Razão do nome Nossa Senhora das Neves

São poucas as pessoas que sabem sobre a razão deste nome, mesmo porque não há registros escritos para confirmar tal explicação. No entanto, diz-se atribuir tal nome à nau “Senhora das Neves” que trouxe a estátua da Nossa Senhora da Conceição, de Coimbra para Leça, 200 anos antes.
A estátua foi feita por Diogo Pires, O Velho, e certamente é uma das obras mais valiosas que se encontra na igreja matriz de Leça da Palmeira.

Outro facto curioso é que se sabe também que antigamente era comum dar nomes de santos aos fortes, pois acreditava-se que eles estariam mais seguros e protegidos por isso.

Nos dias atuais…
Em julho costuma ocorrer todos os anos, nas proximidades do Forte, a reconstituição histórica “Os Piratas”. Facto este que habitualmente traz sempre muitos visitantes a Leça da Palmeira, e sem dúvida, agrada tanto a miúdos quanto a graúdos.

Gostaria de morar numa freguesia cheia de história e significado como Leça da Palmeira? Pois não deixe entrar em contacto comigo! Certamente poderei ajudar a encontrar o imóvel dos seus sonhos nesta freguesia encantadora que tem tanto a oferecer para si e para a sua família.

Fontes utilizadas para criação do post:
1- Leça da Palmeira.com
2- Porto e Norte.pt
3- Monumentos.gov.pt


Sandra Foto

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com

À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *