Casa de banho impecável! Dicas para fazer uma limpeza eficiente

A casa de banho é certamente um dos sitios em que devemos ter mais atenção no momento de tratar da sua limpeza.
Manter este ambiente constantemente limpo não só trás uma sensação agradável, de conforto, como também dificulta a proliferação de germes e bactérias. Bons hábitos de higiene e limpeza evitam problemas de saúde, até mesmo os relacionados com o bolor e humidade, muito comuns nas casas de banho.
Neste post partilho algumas boas práticas de limpeza para deixar a sua casa de banho limpa e saudável.

Primeiros passos para fazer uma boa limpeza na casa de banho

Primeiramente, é muito importante percebermos o propósito de cada utensílio e produto de limpeza.
Há produtos com diversas finalidades, como desinfetante, desengordurante, detergente.. Assim como há panos de microfibra super macios, esponjas mais abrasivas (para uma limpeza profunda), toalhitas e mopas para as limpezas mais rápidas, entre outros.

Saber que tipo de produto e utensílio de limpeza usar, de acordo com cada tipo de material (louça, madeira, vidro..), ajuda imenso na rapidez, qualidade e eficiência da sua limpeza. Por isso, uma boa dica é sempre observar e seguir as indicações de aplicação que há nas embalagens.

Balcão, lavatório e metais da casa de banho

A limpeza dos balcões vai depender principalmente do tipo de material em que são feitos. Para pedras de mármore e granito, por exemplo, uma boa opção é utilizar um pouco de detergente diluído em água morna, e limpar com um pano de microfibra. Mas, se o seu balcão for em madeira, utilize um limpa madeiras em spray e um pano de microfibra. Os produtos próprios para madeira costumam formar uma película protetora sobre o móvel, e esta característica acaba por proteger mais da humidade.

Os lavatórios na sua grande maioria são feitos em porcelana, e para limpar este tipo de material há várias formas possíveis. Pode-se usar uma mistura composta por bicarbonato e água oxigenada, e aplicar com uma esponja. Ou então, para sujidades mais resistentes utilize um bocadinho de lixívia diluída em água. A lixívia também ajuda a fazer uma limpeza mais profunda, no entanto tenha cuidado ao utilizá-la pois é muito forte. Por isso, deixe sempre o ambiente ventilado, e utilize luvas de proteção na sua aplicação.

Já, para a limpeza dos metais pode-se utilizar água e detergente neutro. Aplique esta solução com o auxílio de uma escova de dentes de cerdas macias, destinada exclusivamente para limpeza, para chegar a todas as fendas que há nos metais. Depois disso, seque bem com um pano de microfibra. Algumas gotas de vinagre de limpeza num pano de microfibra também ajudam a dar brilho aos metais.

Espelhos e vidros

Primeiramente, retire o pó superficial do espelho com um pano de microfibra. Depois, utilize a solução de água e detergente neutro, e faça a aplicação com uma esponja macia para não riscar o espelho. Por fim, seque com papel toalha ou um pano limpo e seco de microfibra.

Para os vidros da banheira e base de duche, além da solução de água e detergente neutro aplicada com a esponja, é possível utilizar um produto de função desengordurante. Este tipo de produto facilita a remoção das manchas de gordura que permanecem no vidro. Depois da limpeza, aplique água morna no vidro para ajudar a remover a gordura e o produto de limpeza. Para secar, utilize papel toalha ou um pano seco de microfibra.

Produtos “limpa vidros” também são uma boa opção para finalizar a limpeza, depois de utilizar a esponja e o detergente neutro.

Sanita e bidê

Assim como a maioria dos lavatórios, as sanitas e os bidês são feitos em porcelana. E para limpar este tipo de material é bastante simples e rápido. Para a sanita, conte com o auxílio de uma escova própria para este fim, não se esqueça de passar a escova na borda interna, de onde sai a água da sanita, pois também acumula sujidade.

Atualmente existem no mercado diversos produtos desinfetantes próprios para limpeza da sanita e do bidê. A mistura de vinagre e bicarbonato de sódio pode ser utilizada para remover manchas mais difíceis. A lixívia diluída em água também tem um super poder de limpeza e desinfecção, e pode ser utilizada tanto para a sanita como para o bidê.

Para a limpeza da tampa da sanita utilize um produto desinfetante com um papel toalha, ou toalhitas de limpeza próprias para casa de banho. Limpe também a parte de baixo da tampa, onde costuma acumular bastante sujidade.

Uma dica para conservar a limpeza da sanita por mais tempo é utilizar aqueles discos sanitários de gel que são injetados na lateral da sanita. Os blocos de autoclismo, que deixam a água azul, também são óptimas opções para manter a sanita limpa e cheirosa por mais tempo.

Azulejos e chão da casa de banho

Não há a necessidade de limpar os azulejos todas as semanas, uma vez por mês costuma ser suficiente. A limpeza pode ser feita com produtos desinfetantes próprios para utilização na casa de banho.
Entretanto tenha em atenção as manchas de bolor que podem formar-se nas juntas dos azulejos. Neste caso, dê preferência para produtos que contenham lixívia na composição, ou então utilize a própria lixívia diluída em água para remover as manchas de bolor. Remova bem os produtos com água após a aplicação e seque com um pano de microfibra. Este mesmo processo pode ser utilizado para as manchas de bolor que surgem no teto da casa de banho.

Para o chão, primeiro aspire todo o piso da casa de banho antes de iniciar a limpeza. Dessa forma, todos os cabelos, pelos e sujidades superficiais já serão removidos. Depois coloque água com um pouco de desinfetante e vinagre num balde e use um pano ou um esfregão para terminar o processo.

Base de duche e banheira

A mistura de água, bicarbonato de sódio, e vinagre de limpeza, aplicados com uma esponja é uma boa opção para limpar a base de duche e a banheira. Para as sujidades mais teimosas aplique um pouco de lixívia diluída em água, deixe atuar por alguns minutos, limpe com a esponja e depois lave com água morna para remover a sujidade. Há também produtos desinfetantes próprios para casa de banho que podem ser utilizados.

Estes produtos costumam ser muito fortes e concentrados, por isso tenha cuidado durante a aplicação. Utilize sempre luvas, e se for mais sensível aos odores utilize máscara também. Mantenha o ambiente o mais ventilado que puder, abra as portas e janelas próximas.

Armários da casa de banho e cortina de duche

Os armários das casas de banho na sua maioria costumam ser feitos em madeira. Para a limpeza deste tipo de material, utilize um pano de microfibra e spray para limpeza de madeiras, igual a limpeza recomendada para os balcões de madeira. A película protetora que é formada auxilia na conservação do móvel e protege contra a humidade.

Se a sua cortina de duche for de um plástico mais resistente, é possível lavá-la na máquina de lavar roupa. Mas, para isso, remova antes os ganchos de fixação. A lavagem pode ser feita com água, detergente neutro, vinagre e bicarbonato de sódio . Para as cortinas, tenha atenção ao uso da lixívia pois pode danificar a sua cortina.
Também é possível fazer a limpeza de forma manual. Para isso, utilize uma esponja macia com um pouco de vinagre e bicarbonato de sódio. Limpe toda a extensão da cortina, principalmente a parte inferior, onde se acumula a maior parte das sujidades. Depois remova os produtos com água morna e deixe secar ao ar.


Sandra Foto

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *