No momento de decisão de compra de uma casa, a exposição solar é um dos fatores mais importantes a serem observados. Isto porque, é através da respetiva exposição que é possível aproveitar ao máximo a iluminação natural, para além de se beneficiar de maior eficiência energética. Portanto, ter uma casa com uma boa iluminação natural vai muito além das questões estéticas.
Para avaliar qual é a melhor opção para si, primeiramente é importante ter em consideração qual a região do país em que se está. Em Portugal é possível encontrar regiões mais frias e húmidas (como é o caso, por exemplo, de Braga, Porto, e interior do país) enquanto outras zonas acabam por serem mais secas e quentes (como Algarve, Alentejo e Lisboa).
Regiões mais frias e húmidas
Para as regiões que são mais frias e húmidas normalmente opta-se pela orientação solar virada a sul. Beneficiando-se assim de maior tempo de exposição solar durante o dia, o que certamente ajuda a manter a casa naturalmente mais quente, e evita gastos extras com o aquecimento.
Regiões mais secas e quentes
Já para as regiões que são mais secas e quentes a indicação é de orientação solar nascente/poente. Definitivamente esta exposição solar oferece um controle térmico maior, com temperaturas mais amenas. Deste modo, evita que a casa fique muito aquecida, tornando-se desconfortável.
Exposição solar | Característica |
---|---|
Sul | Maior exposição solar e luminosidade. Mais quente. |
Nascente/ Poente | Exposição solar moderada, apenas em determinados períodos do dia. Temperaturas mais amenas. |
Norte | Baixa exposição solar. Mais fria. |
Qual é a melhor exposição solar?
É importante lembrar que se a casa for bem iluminada, arejada e com uma boa exposição solar dificilmente terá problemas com o aquecimento das divisões, humidades e bolores. Além de que, uma casa com boa orientação solar permite maior poupança de energia, uma vez que não será necessário recorrer a aquecedores ou manter as luzes acesas por tanto tempo.
Contudo, ter uma casa com os quartos com orientação a nascente ou a norte, ou a sala a poente ou a nascente, é tão certo ou errado se não tivermos em consideração as vivências de cada um. Primeiramente, é fundamental ter em conta as rotinas, qual o horário em que está mais em casa, assim como qual a divisão que valoriza mais a luz solar e a que horas.
Por isso, quando decidir comprar a casa dos seus sonhos, faça primeiro uma análise das suas preferências. Decididamente, se é desejável acordar ou tomar o pequeno-almoço com o calor do sol da manhã, ou chegar no final do dia, sentar no sofá e assistir ao pôr do sol.
Estes “detalhes” podem fazer grande diferença a longo prazo.
Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandramendes@zome.pt
À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.
2 Comments
Add Comment