Vai comprar uma casa? Então, não deixe de ler este post!
Todo o cuidado é sempre muito bem-vindo durante o processo de compra de um imóvel. São muitos os pormenores e pontos de atenção que devem ser observados e acompanhados para se fazer uma compra segura.
Por isso, no post de hoje compartilho os 5 erros mais comuns cometidos na hora de comprar uma casa. Tome nota e não corra riscos desnecessários!
1. Não verificar as condições legais do imóvel
Sem dúvida, este primeiro ponto é um dos mais importantes da lista. Antes de iniciar qualquer negociação, é imprescindível saber sobre as condições legais em que o imóvel está. Já que pode haver ónus extras, como por exemplo: penhoras, hipotecas, arrendamento, ou usufruto associados ao imóvel.
2. Desconsiderar os custos extras
Não se esqueça que com a compra da casa certamente haverá também custos extras que não podem ser esquecidos. Mesmo que a compra seja realizada com capital próprio.
No caso de imóveis financiados, é importante considerar despesas com comissões bancárias, registo, imposto de selo, seguro de vida e seguro multiriscos. Enquanto que para os imóveis adquiridos com capital próprio, é necessário ter em conta os custos de registo e impostos.
Por isso, avalie com antecedência todos os valores envolvidos para concretizar a compra do imóvel, desde o início até ao fim. Desta forma, evita surpresas desagradáveis durante o processo de compra.
3. Não se informar sobre as despesas de condomínio (caso haja)
Este é um ponto bastante relevante, mas que muitas pessoas acabam por se esquecer de consultar antes de concluir a compra de um imóvel.
É comum que os compradores estejam atentos à verificação da situação legal do imóvel, se há dívidas envolvidas, por exemplo. No entanto, muitos se esquecem de verificar o condomínio, que pode também trazer despesas inesperadas.
É importante pesquisar não só se há dívidas em aberto junto ao condomínio, como também se haverá custos futuros já aprovados para os proprietários. Por exemplo, muitos prédios passam por remodelações e as despesas nesses casos costumam ser bastante altas. Por isso, é importante saber se há obras futuras aprovadas e os respectivos valores envolvidos.
Caso haja, é possível uma negociação junto ao atual proprietário antes de realizar a compra.
4. Não ter uma reserva de emergência caso o valor da avaliação do imóvel seja abaixo do esperado (para casos de financiamento).
Deve ter atenção total a esta questão, já que em muitos casos, as pessoas se comprometem com praticamente 100% das suas reservas financeiras na hora de comprar uma casa.
Entretanto, é preciso ter em conta que nos casos de financiamento bancário, o imóvel será primeiramente sujeito a uma avaliação antes da aceitação do crédito imobiliário. E, caso o valor de avaliação do imóvel seja menor do que o valor acordado para venda, caberá ao comprador pagar o valor da diferença.
Muitas vezes os compradores não estão preparados para mais este custo extra. O risco poderá implicar perder todo o dinheiro investido no pagamento do sinal.
5. Dispensar o acompanhamento de um bom consultor imobiliário
Todos os pontos de atenção citados acima podem ser evitados ao contar com o auxílio de um profissional qualificado do imobiliário.
Como vimos acima, há muitos pormenores e pontos de atenção que fazem parte do processo de compra de um imóvel. E por isso, ter um bom acompanhamento é fundamental para realizar um processo seguro, rápido e bem negociado.
Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com
À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.
1 Comment
Add Comment