Consegue imaginar como seria possível alterar o seu chão e azulejos da sua casa sem precisar de remover, apenas com uma pintura?
Se quer renovar o visual da sua casa sem gastar muito dinheiro e sem fazer uma grande obra, acompanhe este post porque vou apresentar dicas imperdíveis para deixar a sua casa como nova de forma rápida e sem muito trabalho.
Com um pouco de tinta, muita vontade e mão na massa, é possível obter resultados incríveis, capazes de modernizar cozinhas antigas, casas de banho, e qualquer outro ambiente da sua casa que esteja a precisar de uma atualização.
Pintura do chão
Observe o efeito que se obtém na decoração de um ambiente apenas com a pintura do chão. É uma opção bem mais acessível financeiramente, rápida, com menos trabalho do que remover todo o piso antigo e fazer a troca por um piso novo.
Para pisos cerâmicos ou de madeira a indicação é que se utilize uma tinta epóxi, já que é mais resistente (inclusive à água, em áreas molhadas) e exige menor manutenção. A tinta acrílica também pode ser utilizada, no entanto ela é recomendada para áreas secas e com menor circulação de pessoas, normalmente exige maior manutenção.
Pintura em azulejos
Para os azulejos as recomendações são as mesmas que para os pisos cerâmicos. Como a maioria dos azulejos são instalados em áreas molhadas, o ideal é que realmente se utilize uma tinta epóxi, assim garante-se um melhor resultado e durabilidade.
Paredes internas
Já para as áreas internas poderá utilizar a tintas látex PVA (acetato de polivinila) que tem água como base solúvel. Este tipo de tinta tem um ótimo rendimento, uma vez que ela se espalha com muita facilidade pela parede. É fácil de limpar, resistente às humidades, tem alta durabilidade e permite a re-pintura.
Outra opção também é a tinta látex acrílica que se assemelha bastante à tinta látex PVA, no entanto esta oferece ainda uma resistência maior em ambientes mais húmidos como a cozinha e a casa de banho.
Áreas exteriores
Fonte: Pinterest – Viva Decora Foto: Pinterest – Arkpad
Nas áreas exteriores é fundamental utilizar uma tinta que seja bastante resistente, uma vez que as paredes ficam permanentemente expostas à chuva, sol, humidades, erosão, e movimentos da estrutura.
A escolha da tinta ideal para a sua casa dependerá da situação em que as paredes externas se encontram hoje. Verifique a tabela abaixo com os tipos de tinta mais indicados para cada uma das situações.
Metais e Madeiras
Fonte: Pinterest – Histórias de Casa Fonte: Pinterest – Blog Achados de Decoração
Sem dúvida, para pintar metais e madeiras o tipo de tinta mais indicado é o esmalte sintético. Este tipo de tinta tem uma excelente durabilidade, é resistente a fungos e possui uma excelente adesão às superfícies.
Uma característica dos esmaltes sintéticos é que necessitam sempre ser diluídos com solventes, na margem de 10% a 15%, mesmo na pintura da madeira.
Espero que as dicas e as fotografias tenham sido úteis e tenham inspirado a fazer uma atualização na decoração da sua casa. Afinal, lembre-se sempre que uma casa bem cuidada e com a manutenção em dia, além de proporcionar sensação de bem estar para a sua família, ainda é muito mais valorizada no mercado aquando da sua venda.
Fontes consultadas para criar este post:
Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com
À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.
2 Comments
Add Comment