Se mora em Matosinhos certamente já passou pela impactante escultura “Tragédia no Mar”, criada pelo artista José João de Brito. Ela está localizada na praia do Titã em Matosinhos. Inspirada numa obra do pintor neorrealista matosinhense Augusto Gomes, a escultura faz parte do cenário de Matosinhos desde 2005. Sem dúvida, ela é o ponto mais marcante da praia. Isso deve-se principalmente pelo seu significado e também pelas expressões de dor representadas.
Tragédia no Mar – A história
Em 02 de dezembro de 1947 ocorreu a considerada maior tragédia marítima na costa portuguesa. Foi um grande temporal no mar que ocasionou a morte de 152 pescadores, com o naufrágio de 4 traineiras ao largo de Matosinhos. Contudo, felizmente 6 homens conseguiram sobreviver ao terrível naufrágio.
As figuras estão todas voltadas para o mar. Retratam mulheres e crianças, com gestos que simbolizam a dor, a aflição e os gritos de desespero perante a tragédia que se desenrola no mar.
A tragédia afetou centenas de lares de humildes pescadores, e como resultado deixou 71 viúvas e 152 órfãos. As expressões de desespero e dor são representadas nas esculturas, o que as torna realmente muito impactantes.
A escultura é composta por 5 figuras. São mulheres e órfãos feitos em Bronze patinado.
Essa é uma merecida homenagem às famílias atingidas e está eternizada nas areias de Matosinhos.
Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com
Mas. Assim. Entretanto. Afinal. Certamente. Por isso. Dessa forma. Desde que. De acordo com. Assim sendo.
Add Comment