Seja arrendado ou mesmo para compra, é possível mudar para uma casa ou apartamento já com todos os móveis, pronto para morar. Mas, será que optar por um imóvel já mobilado é uma boa opção? Neste post eu partilho mais informações sobre esta modalidade de arrendamento e de venda de imóveis.
Imóvel mobilado
Alguns senhorios ou proprietários de imóveis disponibilizam a casa ou apartamento já pronto para habitar. No preço já está incluído toda a mobília, como por exemplo o sofá, mesas, cadeiras, e até mesmo os tapetes, plantas e cortinados. A vantagem de comprar um imóvel já mobilado é a facilidade de não ter de se preocupar com a decoração da casa. Inclusive, muitos destes imóveis são decorados por arquitetos ou designers, que personalizam os ambientes e os tornam muito mais giros e agradáveis. Tudo é pensado para ser funcional e atraente aos novos moradores.
No entanto, comprar ou arrendar um imóvel já mobilado pode não ser assim tão bom do ponto de vista financeiro. Isso porque os valores destes imóveis costumam ser mais elevados, justamente por oferecerem essa facilidade da “casa pronta”. Certamente, comprar ou arrendar um apartamento já decorado por profissionais é um sonho para muitas pessoas. Entretanto, tenha atenção aos valores cobrados, e faça as contas para ver se realmente faz sentido pagar todos os euros a mais por essa comodidade.
Para se ter uma ideia de valores, um apartamento arrendado pode ser cerca de 15% a 20% mais caro, se estiver mobilado. Neste caso, um apartamento de 650€/ mês sem mobila, pode sair por até 780€ se estiver pronto para morar.
Imóvel sem mobila
O imóvel sem mobila é mais habitual de vermos à venda ou para arrendar. Neste caso, você fica responsável pela decoração do imóvel, e certamente deve contabilizar este custo extra na hora de comprar ou arrendar uma casa. No entanto, se precisa poupar há opções de decoração mais económicas, a utilizar móveis do IKEA por exemplo, que podem ajudar a poupar bastante na decoração. Por outro lado, há também a opção de contratar um serviço personalizado de arquitetos e designers que fazem tudo customizado e à medida. Mas, este tipo de serviço mais premium tem o seu preço.
A vantagem de adquirir um imóvel sem mobila é poder decorar de acordo com as suas necessidades, o seu tempo, e o seu bolso. Se puder gastar mais, gasta, se não puder, pode ir decorando a casa aos poucos, de forma mais económica. A desvantagem é que terá que dedicar tempo e dinheiro para fazer a decoração, e isso também deve ser levado em conta.
Quando é uma boa opção adquirir um imóvel mobilado, pronto para habitar?
Diante de todos os pontos abordados acima, em alguns casos, comprar ou arrendar um imóvel pronto para habitar pode ser uma alternativa a se pensar. Um exemplo disso é no caso das pessoas que não têm nenhuma mobila, e que ficarão no imóvel por um tempo determinado. Neste caso, normalmente não vale a pena investir tempo e dinheiro para decorar um imóvel no qual ficarão por pouco tempo. Sendo assim, contratar tudo já “pronto para morar” pode ser um bom investimento de tempo e dinheiro.
O imóvel mobilado pode ser para si também, caso seja daquelas pessoas que não gostam de “investir tempo” em lojas de móveis e decoração. Para algumas pessoas, a facilidade de já ter tudo pronto é realmente uma mais valia importante. De qualquer forma, faça sempre as contas e verifique se o investimento faz sentido para a sua realidade e necessidades.
No entanto, adquirir o imóvel sem mobila pode compensar muito mais, financeiramente falando. Principalmente se for ficar por mais tempo no imóvel. Isso porque apesar do investimento inicial ser alto, ao longo dos meses paga-se a “si mesmo”, e o valor do arrendamento mantém-se no patamar mais baixo, ao contrário do apartamento mobilado. Por outro lado, na situação de todos os meses pagar este valor extra da mobília no arrendamento, essa soma ao longo dos meses ou até de anos, poderá fazer muita diferença.
No caso da compra do imóvel, não há como fugir, o melhor é mesmo fazer as contas bem certinhas para ver se o investimento a mais valerá a pena. Muitas vezes, esse valor extra da mobila é “diluído” nas parcelas do crédito habitação, e pode valer a pena financeiramente falando. Pois toda a decoração e eletrodomésticos já foram comprados e o pagamento será pago em parcelas, ao longo dos meses, junto com o financiamento.
Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com
Add Comment