Mais um ano letivo se inicia, e o regresso das crianças às aulas. É tempo de se programar e colocar a rotina em ordem. No entanto, sabemos que muitas vezes custa um pouco manter os ambientes organizados e funcionais. Por isso, no post de hoje eu partilho algumas ideias para organizar o quarto das crianças, e assim facilitar a retoma à rotina habitual de atividades, pós férias.
Locais próprios para guardar os brinquedos e livros
Ter locais de fácil acesso para as crianças guardarem os livros e os brinquedos ajudam a manter a organização do quarto no dia a dia. Primeiramente, defina um local para guardar cada uma das coisas. E é importante tratar dessa organização com as crianças. Por exemplo, guardar os brinquedos pequenos em caixas organizadoras na estante, deixar os brinquedos maiores em baús, e os livros nas prateleiras. Depois de definido o local onde cada item fica, é muito mais fácil organizar e manter o quarto das crianças em ordem.
Suporte de mochilas e casacos
Certamente, a organização das mochilas da escola são um grande desafio para a maioria dos pais. Isto porque é normal que as crianças cheguem da escola e deixem a mochila e roupa espalhada pelo caminho: no chão do quarto, no sofá da sala, na entrada da casa, ou seja, no primeiro lugar que encontram. Por isso, definir antecipadamente os locais corretos para guardar cada um dos pertences das crianças é muito importante. E, com a mochila não é diferente.
Atualmente há ganchos ótimos para fazer este tipo de organização, onde a criança chega da escola e já sabe exatamente onde deve guardar os seus pertences. É possível inclusive colocar identificação com as iniciais de cada criança nos ganchos, além de um pequeno mural com documentos e itens importantes para cada uma delas. Desta forma é mais difícil deixarem algo pelo caminho.
Mesa para atividades
Quantos pais já chegaram a casa e viram tintas, papéis e canetas espalhados por todo lado? Tintas no tapete, canetas a manchar o piso e as paredes, enfim.. uma completa confusão!
Por isso é importante ter um local próprio designado especificamente para brincar e fazer as atividades com as crianças. E, ter uma mesa de atividades pode ajudar imenso com essa questão.
É importante desde cedo que as crianças tenham um espaço próprio para poderem colorir, fazerem as suas atividades, usarem as tintas e massas de modelar… Se forem sempre conduzidas a fazer as atividades na mesa, usar a mesinha como um espaço recreativo passará a ser um hábito.
Gavetas e armários
Outra boa ideia para organizar as roupas da escola e das atividades semanais é fazer a separação pelos dias da semana. No início da semana, separe todas as roupas que serão usadas em cada um dos dias, ao longo da semana. Por exemplo, num cesto deixe separado a roupa que a criança irá usar na escola na segunda-feira; faça o mesmo com os restantes dias da semana, um cesto para cada dia da semana. Caso a criança tenha atividades como natação, ballet, ou futebol, deixe os fatos de treino também separados de acordo com o dia da semana em que a criança praticará as atividades.
Separar as roupas por dia da semana costuma deixar a rotina das crianças mais simples. Evita atrasos e confusões quando chega a hora de se vestirem, dá liberdade para se cuidarem sozinhas, além de logo no início do dia já saberem se terão atividades extra naquele dia ou não. Realmente facilita a organização da rotina das crianças.
Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com
Add Comment