Com as temperaturas cada vez mais altas, investir num sistema de ar condicionado tornou-se necessário para muitas pessoas. No entanto, diante de tantas opções no mercado, é fundamental saber escolher o tipo certo para atender às suas necessidades.
Por onde começar?
Primeiramente, é preciso pensar no tamanho do ambiente que será climatizado. Se a área for pequena, como um quarto por exemplo, a opção portátil pode ser uma boa escolha. Isso porque, por não haver obras envolvidas na instalação, acaba por ser mais prático e barato. Por outro lado, para locais maiores, um modelo split oferecerá melhor desempenho, pois distribui o ar de forma mais uniforme.
O aparelho portátil é ideal para quem não pode, ou não quer, fazer obras. Sem dúvida, é perfeito também para quem precisa mover o aparelho com frequência. Como, por exemplo, quem usa o aparelho durante o dia no home office, e de noite leva o mesmo aparelho para ser usado no quarto de dormir. Ou então, para quem vive numa casa arrendada, e não pode fazer obras. No entanto, atenção, pois tendem a ter uma capacidade de refrigeração menor, quando comparados aos modelos fixos.
Eficiência energética
Outro fator a se pensar é na eficiência energética. Optar por um modelo eficiente garantirá que o aparelho gaste menos energia. Assim, poupa-se na conta de luz. Além disso, alguns modelos mais modernos têm recursos como a função inverter. Essa função regula a velocidade do compressor e evita picos de energia. Também faz com que o aparelho seja mais silencioso.
O que mais deve ser avaliado no momento de escolher o seu ar condicionado?
Certamente, deve-se pensar no clima da região onde se vive. Em áreas mais quentes e húmidas, um aparelho com função de desumidificação decerto será uma boa escolha. Isso porque ajudará a tornar a casa mais agradável e saudável. Já em regiões mais secas, um modelo com humidificador integrado trará mais conforto.
Na hora da compra, também deve ter em conta o fácil acesso à manutenção e suporte técnico. Assim, caso haja alguma questão no futuro, será mais fácil para fazer reparos e ser atendido.
Existem diversos tipos de aparelhos disponíveis no mercado. Cada um com características específicas. Veja mais detalhes sobre cada um destes modelos abaixo:
Split
- Composto por duas unidades: uma interna e outra externa.
- Proporciona uma distribuição mais uniforme do ar fresco.
- Permite refrescar ambientes maiores.
- Produz menos ruído durante o uso.
- Há modelos com diferentes capacidades e recursos.
Ar condicionado Portátil
- Fácil de movimentar e não requer instalação fixa.
- Ideal para quem precisa climatizar diferentes locais.
- Pode ser utilizado em locais temporários.
- Geralmente possui menor capacidade de refrigeração.
- Requer uma saída de ar para o exterior.
Central
- Indicado para grandes espaços, como por exemplo prédios comerciais e residenciais.
- Possui uma unidade central que distribui o ar para vários locais.
- Permite o controle individual da temperatura em cada área.
- Requer uma instalação complexa e geralmente demanda mais investimento.
Ar condicionado split com tecnologia Inverter
- Possui um compressor que funciona de forma mais eficiente.
- Regula a velocidade do compressor para evitar picos de energia.
- Funciona de forma mais silenciosa.
- Contribui para a economia de energia e redução dos custos.
Em resumo, antes de escolher o tipo de aparelho para a sua casa, tenha em conta o tamanho da casa, a eficiência energética do aparelho, o clima local, e as suas necessidades pontuais. Pesquise e avalie todas as opções disponíveis no mercado. Dessa forma, poderá desfrutar de uma casa mais confortável durante todo o ano.
Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com
Add Comment