Sem dúvida, ter pets em casa é garantia de muita alegria e bons momentos. No entanto, é preciso ter sempre atenção aos cuidados de higiene e conservação do imóvel para evitar odores desagradáveis e danos na casa.
Neste post eu partilho algumas dicas para manter a casa sempre limpa e bem cuidada, em harmonia com os vossos amados amigos de 4 patas.
1. Cuidado com os odores dos pets em casa
Uma ótima dica para combater os odores dos pets em casa é utilizar uma mistura caseira que é simples e eficiente. Para isso, basta misturar um pouco de amaciador da roupa com vinagre. Pode utilizar esta mistura para lavar o chão, por exemplo.
2. Estabeleça um local próprio para as necessidades dos pets
Uma boa sugestão é colocar a areia do gato, ou o tapete absorvente do cachorro, na lavandaria por exemplo. Isso porque fica mais eficiente de manter a higiene, tendo em conta os revestimentos cerâmicos que são mais simples de limpar. Se morar numa moradia, a garagem também pode ser uma boa opção para manter o cantinho dos pets. No entanto, antes de escolher o local para criar esta “casa de banho” para os pets, observe com atenção se as condições são confortáveis para os bichinhos.
3. Faça a limpeza diariamente
Todos sabemos que de uma maneira geral os pets soltam bastante pelo, e estes certamente se espalham por todos os cantos da casa. Uma boa dica para amenizar a grande quantidade de pelos é aspirar a casa todos os dias. Com um aspirador portátil, por exemplo, esta atividade é mais fácil e rápida de ser feita, e já ajuda imenso na sensação de limpeza. O aspirador costuma ser mais eficiente do que uma vassoura ou mopa, mas o importante mesmo é fazer a limpeza com regularidade, seja com o recurso que preferir. Se mantiver o hábito de aspirar (ou varrer) a casa todos os dias, terá muito menos desconforto com a questão dos pelos.
Mas, apesar dos cuidados com os pelos, não devemos esquecer que a parte mais importante da limpeza da casa com pets é sem dúvida em relação às necessidades fisiológicas dos bichinhos. Por isso, recomenda-se que o tapete absorvente dos cachorros seja trocado diariamente. Já, para os gatos, deve-se limpar as fezes da caixa de areia diariamente, e fazer a troca da areia uma vez por semana ou a cada 15 dias. Além disso, mantenha este local sempre limpo. Uma dica é utilizar nesta área da casa produtos específicos para pets, que eliminam odores.
4. Não deixe os pertences do pet à mostra
Os potes com comida e água devem estar sempre de fácil acesso aos pets, mas isso não significa que precisam ser o destaque do ambiente. Aliás, manter os pertences dos pets espalhados pela casa pode dar até mesmo uma sensação de desleixo e falta de organização. Certamente é possível encontrar um local de fácil acesso para os bichinhos comerem e beberem, mas sem chamar muita atenção.
5. Plantas são óptimas aliadas para os pets em casa
Além de deixarem o ambiente mais bonito e agradável, as plantas auxiliam na purificação do ar. Porém é preciso ter atenção a determinados tipos de plantas que podem ser prejudiciais para os pets. Algumas espécies são tóxicas ou até mesmo venenosas, como por exemplo o Lírio da paz, Hortência, Tulipa ou Difembáquia. Por isso, tome cuidado na escolha das plantas para ter em casa junto aos vossos melhores amigos. Segurança em primeiro lugar!
6. Passeie com os cachorros periodicamente
Passear com os cachorros ajuda sempre a deixá-los mais calmos. Isso porque além de fazerem as necessidades fisiológicas de forma natural numa área exterior, ainda socializam com outras pessoas e animais, o que é sempre muito bom. Assim, regressam a casa menos agitados e mais felizes.
7. Materiais que ajudam na melhor conservação do imóvel
Os pisos recomendados para casa com pets são aqueles mais fáceis de limpar e com maior conforto térmico. Por isso, os pisos vinílicos ou soalhos de madeira (bem impermeabilizados e de verniz mate, para evitar riscos) são boas opções. Os pisos cerâmicos e porcelanatos são fáceis de limpar, no entanto deixam a desejar no requisito conforto térmico, já que são muito frios.
Para o sofá e cadeiras da sala de jantar, opte por tecidos próprios para pets. Atualmente já existem no mercado opções de tecidos próprios para quem tem pets em casa. São mais resistentes e fáceis de limpar. Já, para o restante dos móveis da casa como, por exemplo, a estante da sala, mesas e camas, opte sempre por materiais mais resistentes, que não chamem a atenção dos pets. Evite móveis com sisal e cabedal, pois atrai facilmente os gatos.
8. Produtos que auxiliam na eliminação de odores
Atualmente existe no mercado uma grande variedade de produtos direcionados para o segmento de pets. São produtos que vão desde sprays desodorizadores, ambientadores, tira nódoas, shampoo, banho a seco, entre muitos outros. Como todos os produtos, há alguns muito bons, e outros não tão bons assim. Por isso é preciso mesmo testar para saber o que é melhor para a sua casa e para o seu pet. As receitas caseiras também costumam ser boas opções, além de mais económicas também. Vale a pena testar!
9. Faça a higiene dos pets em casa com regularidade
Para finalizar a lista com chave de ouro, não podia faltar um bom banho, não é mesmo?
Pois de nada adianta ter a casa toda limpa, perfumada e organizada se os vossos bichinhos não cheiram bem. O banho ajuda a manter a saúde, higiene e bem estar do animal. Há produtos próprios que ajudam a limpar e neutralizar os odores dos pets. Assim, os pets e a sua casa agradecem!
Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com
Add Comment