Obelisco da Memória: a lembrar grandes acontecimentos do passado

Ao passar pela Praia da Memória em Matosinhos, é fácil avistar o emblemático Obelisco da Memória.
Este imponente Monumento Nacional tem a sua construção feita em granito, com mais de 25 metros de altura. Não só é um monumento muito bonito, como também tem imensa importância histórica para Portugal. Conhece a história?

Pois, foi em 8 de julho de 1832, que tropas liberais desembarcaram na praia da Memória, até então conhecida por Pampelido. Tratava-se de uma esquadra, liderada por D. Pedro IV, com um exército de 7500 homens.
O exército absolutista foi apanhado de surpresa, uma vez que esperavam um ataque por Lisboa. Por isso, acabaram por deixar a defesa do Norte desguarnecida.
Após o desembarque, o “Exército Libertador” seguiu para o Porto, onde entrou pacificamente a 9 de julho. Resistiram de forma heróica durante um ano, no chamado “Cerco do Porto”.

Com a intenção de eternizar a memória deste acontecimento, foi então erguido o Obelisco, por iniciativa de António José de Ávila. A localização foi feita com base nos testemunhos de elementos do “Exército Libertador”.
A primeira pedra de lançamento do obelisco foi feita a 1 de dezembro de 1840, pela rainha D. Maria II.

No entanto, o Obelisco da Memória levou 24 anos a ser construído. É composto por duas coroas metálicas no seu topo que referenciam a data do desembarque. Há também 4 painéis calcários na sua base. Estes painéis fazem referência à construção do monumento, comandantes do “Exército Libertador”, e a famosa proclamação que D. Pedro IV fez aos soldados antes do desembarque.

Restauro e iluminação do Obelisco

Infelizmente, nos últimos tempos o Obelisco tem sido alvo de uma série de atos de vandalismo. Principalmente no que diz respeito à iluminação. No entanto, agora em 2022, a Câmara Municipal realizou intervenções no monumento. Além da limpeza e restauro do Obelisco, ocorreu a instalação de um novo sistema de iluminação.

Fonte e imagens: Câmara Municipal de Matosinhos


Sandra Foto

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *