São tantos os lugares incríveis para conhecer em Matosinhos, que mesmo quem mora há anos na cidade muitas vezes é surpreendido. A história é criada, recriada, mas sem deixar de ser preservada.
Pois é exatamente isso que ocorre com a Casa da Arquitectura. Criada em 2007, hoje localiza-se onde era a antiga instalação fabril (edificada entre 1897-1901) da Real Companhia Vinícola.
Já teve oportunidade de conhecer? Neste post partilho um pouco sobre esta interessante mistura de história e actualidade. Certamente vale a pena a sua visita!
A Casa da Arquitectura
Criada em 2007, a Casa da Arquitectura é uma instituição sem fins lucrativos. Está localizada no quarteirão que pertencia à antiga Real Vinícola, com cerca de 5 mil metros quadrados. Composta pela Nave Expositiva, a Galeria da Casa, o Arquivo, a Loja da Casa e serviços adjacentes.
A CA tem como objetivo criar e programar conteúdos para divulgação e afirmação da arquitectura, nacional e internacional, junto da sociedade. Nas ações desenvolvidas não há apenas arquitectos envolvidos. Encontramos, também pessoas e entidades de distintas áreas culturais e sociais. Todos a incentivar e a patrocinar a missão em que acreditam, no interesse público da arquitectura.
Além disso, é a única instituição portuguesa exclusivamente de arquitectura que oferece, no mesmo espaço, exposições regulares e arquivo.
A direção da CA é composta por diversas entidades: Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Ordem dos Arquitectos, Administração dos Portos do Douro e Leixões, e por fim a Associação Empresarial de Portugal.
Antigo Edifício da Real Vinícola
O edifício, onde está instalada a CA hoje, foi construído pela sociedade Menéres & Cª, entre 1897 e 1901. Classificado atualmente como monumento de interesse público. Trata-se assim de uma construção industrial do Plano de Urbanização da Zona do Areal do Prado, hoje Matosinhos Sul.
De acordo com o projeto do arquitecto Licínio Guimarães, como parte do Plano de Urbanização, era prevista a construção de uma “malha ortogonal regular composta por quarteirões retangulares”. Ocupados por diversas unidades industriais.
E foi assim que em 1897 surgiu o projeto de construção do emblemático edifício em Matosinhos. De autoria do engenheiro António da Silva. Com inspiração tradicional inglesa, assim também foi construída no local a primeira tanoaria a vapor da região. Além disso, fizeram um ramal da linha de caminho-de-ferro a ligá-la às docas do Porto de Leixões. Esta linha tinha como objetivo facilitar a expedição e exportação das produções de vinho.
Depois de muito trabalho e esforços somados de várias entidades, o edifício foi restaurado. E hoje abriga a Casa da Arquitectura. Sem dúvida, todo o esforço valeu a pena!
Visita à Casa da Arquitectura
Certamente, este é um passeio que deve fazer com toda a família!
- Os bilhetes custam entre 4€ e 8€.
- A entrada é gratuita até 12 anos, para Amigos e Associados da CA, e aos domingos pela manhã (10h00-13h00).
- 50% de desconto não só para estudantes como também para Séniores (65 anos e mais).
- Clientes do banco BPI desfrutam de 25% de desconto (mas o desconto é mediante apresentação de cartão de cliente)
Tome nota dos horários pois estes podem variar.
Horário de inverno – 01 de outubro a 31 de março
De terça a sexta: 10h00 – 18h00
Sábados e domingos: 10h00 – 19h00
Horário de verão – 01 de abril a 30 de setembro
De terça a sexta: 10h00 – 18h00
Sábados e domingos: 10h00 – 19h00
Loja da Casa
De terça a sexta: 10h00 – 13h00 e 14h00 às 18h00
Sábados, domingos e feriados: 10h00 – 13h00 e 14h00 às 19h00
No entanto, antes de programar a sua visita entre em contacto com a CA. Pois os horários podem ser alterados devido à realização de eventos pontuais. Para mais informações acesse o site da CA.
Fonte e imagens: http://casadaarquitectura.pt/
Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com
À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.
1 Comment
Add Comment