Conhece a Lenda de Cayo Carpo? De acordo com a tradição, a lenda terá dado origem ao nome de Matosinhos. E além disso, a esta mesma lenda também está associada à utilização das vieiras pelos peregrinos dos Caminhos de Santiago. Curioso(a) para saber mais? Pois não perca este post!
O que conta a lenda
A lenda teve início em 44 d.C., quando se dá o transporte do corpo de Santiago desde a Palestina até a Galiza. Santiago havia sido responsável pelo início da conversão da Península Ibérica ao Cristianismo, mas no seu regresso à Judeia acabou sendo morto. Então, os seus discípulos resolveram trazê-lo e sepultá-lo no noroeste de península. Local este em que Santiago havia divulgado o Cristianismo em missão apostólica.
Durante a viagem, a embarcação passou pela praia (hoje conhecida como Matosinhos) onde estava a ocorrer uma sumptuosa celebração de casamento. A união comemorada na ocasião era entre o grande senhor romano da região, Cayo Carpo, e Claudia Lobo.
Durante as festividades, Cayo Carpo propôs um desafio aos demais cavaleiros. Aquele que conseguisse fazer o cavalo chegar mais longe dentro da água, venceria. É nessa altura que Cayo avista uma embarcação. Inesperadamente, o seu cavalo corre e avança mar adentro, sem se afogar. Cayo deparasse com uma embarcação de pedra a levar o corpo do apóstolo Santiago para Compostela. Desse modo, e perante todos os acontecimentos, converte-se ao Cristianismo naquele momento. Aquando do regresso à praia, Cayo e o seu cavalo afundam no mar. Surpreendentemente, saem do fundo do mar vieiras em tão grande quantidade que, coladas ao corpo de Cayo e do seu cavalo, permitem trazer ambos em segurança para a praia. Sãos e salvos!
Ao sair da água, Cayo estava “matizadinho” de vieiras, ou seja, com as vieiras coladas ao corpo. Por isso, a praia ficou conhecida como “Praia do Matizadinho”. E com o passar do tempo acabou por se tornar “Matosinhos”.
Símbolo do Caminho de Santiago
De acordo com a tradição, foi na praia de Matosinhos que teve início também a associação de devoção e do caminho de Santiago. Aquele que é um dos seus mais emblemáticos símbolos: a concha da vieira.
Clique no vídeo abaixo👇🏻 para ver a lenda contada, com maestria, pelo historiador Joel Cleto.
- Fontes de pesquisa para a criação deste post:
Câmara Municipal de Matosinhos
Página do Facebook Matosinhos World’s Best Fish
Página do Facebook Jornal de Matosinhos
Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com
À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.
Add Comment