Na hora de vender uma casa são muitas as dúvidas que surgem: Por onde começar? Quais os documentos que devo providenciar? Onde devo anunciar? Qual o preço que devo pedir? Quais os passos para fazer uma boa venda?
Também tem todas estas dúvidas? No post de hoje eu compartilho um checklist com os principais pontos que devem ser observados antes de colocar a sua casa à venda.
✔️ Por onde começar?
Primeiramente é importante decidir como será feita a venda da casa. Fará a venda sozinho ou contará com o auxílio de um bom profissional imobiliário para isso? Este é o primeiro ponto a decidir, pois se optar pelo auxílio de um profissional com certeza todos os passos abaixo serão acompanhados e avaliados de forma individual. E certamente a possibilidade de vir a ter contratempos durante o processo de venda tende a ser menor quando se está bem orientado.
No entanto, ainda assim há quem prefira realizar todo o processo de venda de forma independente. Isto é possível, mas tenha em mente que todos os cuidados vão ter de ser redobrados durante todo o processo. E que as possibilidades de ter imprevistos serão maiores.
✔️Quais os documentos a providenciar para colocar a sua casa à venda?
Primeiramente, ter toda a documentação do imóvel em dia é fundamental para ter maior agilidade no processo de venda. Por isso, prepare-se para deixar os documentos do imóvel em ordem porque mais cedo ou mais tarde os compradores vão solicitar para análise.
Documentos principais:
- Certidão da conservatória de registo predial
- Caderneta predial
- Licença de utilização
- Certificado Energético
Os compradores também poderão solicitar:
- Comprovativos de pagamento ao condomínio (se houver)
- Comprovativos de pagamento de obras no prédio (se houver obras a decorrer ou previstas)
- Entre outros.
✔️Onde devo anunciar?
Decerto, nenhum comprador encontrará a casa dos seus sonhos se não souber que essa casa existe e que está à venda. Por isso, a divulgação é sem dúvida uma das etapas mais importantes do processo de venda.
Atualmente, é possível fazer anúncios nos classificados dos jornais locais, colocar a placa de “vende-se”, e principalmente reforçar a divulgação online. Com uma boa estratégia de divulgação online o seu anúncio terá muito mais visibilidade no mercado. E assim, consequentemente, também aumentará as suas possibilidade de venda.
Alguns formatos interessantes para fazer a divulgação da sua casa:
- Publicação nas redes sociais (Facebook e Instagram)
- Fazer vídeo ressaltando as características da casa
- Criar anúncios nos principais portais imobiliários (por exemplo: Casa SAPO, Idealista, Imovirtual..)
- Colocar placa de vende-se nos pontos mais visíveis da casa
- Fazer anúncios nos classificados dos jornais locais
Por fim, não se esqueça que deve cuidar da organização e limpeza da sua casa antes de tirar as fotografias. A qualidade das fotos é um diferencial neste momento. Pense nos melhores ângulos, utilize um bom equipamento, pense na iluminação apropriada.
✔️Qual o preço que devo pedir?
Esta é uma dúvida muito comum na hora em que se decide vender uma casa.
Em primeiro lugar, para definir o preço de um imóvel da forma mais correta possível é preciso avaliar uma série de factores e características. Nesse sentido, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas o preço do metro quadrado da região que deve ser tido em consideração.
É preciso avaliar pontos como: o imóvel está reabilitado? Precisará de obras? Há características especiais neste imóvel que devem tidos em consideração?
Em alguns casos, por causa destas características específicas do seu imóvel é possível então pedir um valor mais alto do que o valor padrão do metro quadrado praticado na região. Por isso, ao fazer um estudo de mercado detalhado e exclusivo para a sua casa todos esses pontos são analisados, e dessa forma não se deixa “dinheiro na mesa” na hora de vender a casa.
✔️Analise a oferta de casas na sua zona antes de colocar a sua casa à venda!
Primeiramente observe se há casas à venda na sua zona. Quais as características? Por quanto estão a ser vendidas? Há quanto tempo estão no mercado? Se as casas estiverem à venda há muito tempo, pode valer a pena aguardar um pouco para vender a sua (caso haja essa possibilidade). Ou seja, com menos oferta de casas à venda no mercado é possível conseguir preços melhores na hora de fecho de negócio.
Ou então, uma boa alternativa também é trabalhar para evidenciar os pontos positivos da sua casa. Atualmente há serviços disponíveis no mercado como o Home Staging por exemplo, que ajuda muito a valorizar e a ressaltar os pontos fortes da sua casa. Com o Home staging é provável que a venda da casa seja feita por um preço superior. Investe-se um pouco, é verdade, mas o retorno vem logo na sequência desse investimento.
Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com
À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.
Add Comment