O sonho de ter a casa própria é bastante frequente entre os portugueses. Muitas pessoas desejam parar de pagar os altos arrendamentos para terem as suas próprias casas. No entanto, realizar este sonho exige um planeamento, e uma pré-preparação para que a compra da casa corra da melhor forma e não se torne num pesadelo. Reuni neste post 5 dicas importantes para quem pretende comprar a sua primeira casa. Por onde deve começar?
1- Faça o seu planeamento Financeiro
Parece óbvio, mas o primeiro passo é, sem dúvida, saber de quanto dinheiro dispomos de facto para realizar este sonho. E assim, definirmos na sequência um valor estimado para a aquisição da casa.
Se a compra puder ser realizada com recursos próprios, ótimo! Será muito mais fácil para se ter uma ideia de valor, e dessa forma conseguir também uma negociação mais atrativa junto do proprietário do imóvel. No entanto, se for necessário recorrer a um crédito imobiliário, tenha em mente que os bancos exigem, no mínimo, 10% do valor do imóvel como entrada. Esta percentagem pode ser diferente dependendo das condições de cada banco, de acordo com as condições financeiras de cada pessoa.
Em alguns casos é solicitado também um fiador, para garantir o pagamento das prestações. Caso não disponha de um, saiba que as exigências dos bancos serão ainda maiores. Já que temos por base que quanto maior o risco o banco correr ao conceder o crédito, menos atrativas serão as condições de crédito imobiliário que irão oferecer.
Portanto, quanto mais garantias de pagamento puder oferecer ao banco, melhores serão as suas opções para o crédito imobiliário. Alguns fatores que podem ajudar a ter mais sucesso na obtenção do crédito imobiliário:
- Juntar um bom valor para dar de entrada no imóvel.
- Possuir um rendimento mensal, comprovado com depósitos em conta bancária.
- Ter uma fonte de renda ou trabalho estável.
- Possuir fiador para honrar os pagamentos caso não os faça.
- Possuir um bom histórico bancário.
- Entre outras variáveis…
2- Reúna todos os recursos possíveis
Como vimos acima, ter um bom valor para dar de entrada na compra do imóvel é, certamente, uma ótima estratégia para aumentar a probabilidade de se obter o crédito imobiliário aprovado junto do banco.
Por isso, reúna toda a quantia que puder para dar como sinal na entrada do imóvel (sem se esquecer dos valores dos impostos e taxas).
3- Avalie o custo x benefício dos imóveis
É habitual que a compra do primeiro imóvel seja feita para habitação própria permanente. No entanto, mesmo sendo para habitação própria é preciso ter em atenção os cenários a longo prazo, de forma a não perder oportunidades futuras.
Dê sempre preferência para a aquisição de um imóvel bem localizado e com acessos fáceis aos transportes públicos, comércio local, hospitais, centros comerciais, entre outros. Já que habitualmente a dívida é contraída por muitos anos, e ao longo dos anos poderá ser necessário arrendar ou até mesmo vender o imóvel. E imóveis bem localizados são sempre muito mais atrativos para comercialização, pois têm mais liquidez no mercado, além de também possuirem valores mais elevados do que aqueles localizados em zonas mais periféricas.
Desta forma, estará a comprar a sua primeira casa própria para habitar, mas sem fechar os olhos para as possibilidades futuras de negócios que este imóvel poderá lhe trazer.
4- Pesquise todas as taxas dos bancos
Este é um fator que pode variar imenso de um banco para outro.
Para não perder dinheiro e evitar dores de cabeça, é importantíssimo que se tenha muita atenção e paciência para avaliar todos os cenários oferecidos pelos bancos, e ir ao detalhe.
Se puder contar com um auxílio profissional nesta etapa, não hesite em pedir ajuda, pois este pode ser o fator decisivo entre se fazer um bom ou mau negócio. Há muitos pormenores envolvidos nas propostas feitas pelos bancos, e para quem já tem conhecimento no assunto, essa avaliação acaba por ser muito mais fácil.
5- Prepare-se também para os encargos e impostos
Como mencionei nos outros pontos acima, além do valor da entrada é necessário estar preparado para os valores das taxas e impostos.
Muitas pessoas não se apercebem destas despesas extras, e por isso acabam por dar um passo maior do que a perna.
Este descompasso do orçamento pode ser decisivo para a sua saúde financeira, tanto hoje quanto a longo prazo. Por isso, redobre o cuidado na hora de avaliar as suas possibilidades para a aquisição da tão sonhada casa própria.
Não deixe também de consultar o post “10 coisas que precisa de saber antes de comprar um imóvel “, pois há muitas informações importantes também, e que podem ser de grande valia antes de comprar a sua primeira casa.
Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com
À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.
Add Comment