Zimbório do Senhor do Padrão: monumento nacional desde 1971

O zimbório do Senhor do Padrão é um importante monumento de Matosinhos datado do século XVIII. Segundo a lenda, foi neste local que apareceu a imagem do Bom Jesus de Bouças. Conhecido mais tarde como Senhor de Matosinhos. Outros nomes também são atribuídos ao zimbório do Senhor do Padrão, como por exemplo “Senhor do Espinheiro” e “Senhor da Areia”.

Este monumento encontrava-se isolado no areal da “Praia do Espinheiro” até inícios do século XX. Pela sua magnitude era facilmente avistado, a muitos quilómetros de distância. Tanto por quem estava em terra quanto por quem estava no mar. Além da fascinante arquitetura, este monumento continua sendo uma importante referência para a cidade e para a comunidade piscatória.

Certamente ainda há muita devoção por parte dos pescadores e das suas famílias. É possível notar isso principalmente no dia 1 de novembro, quando o monumento é rodeado por milhares de velas que são acesas em memória aos pescadores que morreram no mar.

Conservação e restauro do zimbório do Senhor do Padrão

Classificado como monumento nacional desde 1971, o zimbório do Senhor do Padrão passou por obras de conservação e restauro em 2017. Devido à sua idade e à proximidade com a praia, o monumento apresentava sinais de desgaste.

No centro da mesa do altar, revestida de azulejos, foi restaurado um medalhão de representação de membro de ordem religiosa. Infelizmente não foi possível aproveitar o original, pois o estado avançado de degradação não permitiu. O original foi substituído por uma réplica idêntica em cor, tamanho, forma e técnica.

No entanto, no Cruzeiro feito em granito e revestido por azulejos, que representa Cristo Crucificado, a maior parte dos azulejos foram reaproveitados. As cúpulas do fontanário e do zimbório também passaram pelo mesmo processo de restauro de azulejo.

Não podemos esquecer também as 4 esculturas que representam 4 evangelistas. São eles: S. Marcos, S. Lucas, S. João e S. Mateus. As imagens originais, feitas em calcário, foram restauradas e substituídas por réplicas de fibra de vidro com carga calcária. Desse modo, com a substituição dos materiais, as obras acabam por ficar mais resistentes aos fatores de degradação.

Fontes: CM Matosinhos e Guia da Cidade

Pois. Então. Assim. Decerto.


Sandra Foto

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *