O Natal é certamente uma das melhores e mais aguardadas épocas do ano. Além do clima natalício alegre e cheio de luzes e cores, o Natal tem uma gastronomia própria e amada por muitos. São tantas as delícias, que é preciso ter atenção para não perder a oportunidade de as provar nesta altura do ano, pois mais logo muitas poderão já não estar disponíveis para venda. Neste post eu partilho 7 deliciosas iguarias de Natal que não podem faltar na sua casa nesta mágica e saborosa época do ano.
1. Bolo Rei e Bolo Rainha
Primeiramente, não há como iniciar uma lista sobre iguarias de Natal sem citar os tradicionais Bolos Rei e Rainha. O primeiro tem como base as frutas cristalizadas e os frutos secos picados entre os ingredientes principais. Por sua vez, o Bolo Rainha é uma versão feita com nozes, amêndoas, pinhões, entre outros ingredientes. Ambos são muito típicos e tradicionais das festas natalícias de Portugal. Seja para apreciar em casa com toda a família, ou mesmo para dar de oferta para uma pessoa querida.
2. Castanhas assadas
Nesta altura do ano as ruas ficam perfumadas, a cheirar castanhas. No friozinho caem perfeitamente bem, pois são servidas bem quentinhas, e habitualmente feitas na brasa. Também é possível assar no forno em casa. Há até quem se arrisque a assar as castanhas na lareira. De qualquer forma são realmente deliciosas, não há como não ficar rendidos. Sem dúvida, as castanhas também são a cara do Natal!
3. Pão de Ló
Basta chegar os dias mais frios, para começarem a sair em maior quantidade as fornadas de Pão de Ló das pastelarias e supermercados. Seja na versão cremosa ou tradicional, o Pão de Ló também é muito apreciado em épocas festivas como o Natal, por exemplo. Os tradicionais são cozidos em fornos de barro, o que faz toda a diferença no sabor final desta iguaria.
4. Rabanadas
Simples e realmente espetaculares! As rabanadas são perfeitas para comer como sobremesa ou então para acompanhar com aquele cafezinho quentinho. A simplicidade da receita contrasta com o sabor marcante do doce. Certamente as rabanadas têm o seu espaço garantido nas mesas de Natal portuguesas.
5. Arroz Doce e Aletria Doce
Imagem: vortexmag
Estas iguarias de Natal também são bem clássicas. Decerto fazem reviver memórias de infância de muitos portugueses, junto dos seus pais e avós, em tempos de natalícios. A simplicidade da aletria e do arroz doce também são características bem marcantes. O sabor e a felicidade podem sim estar nas coisas mais simples da vida. Não é preciso complicar para ser bom e especial.
6. Tronco de Natal
Esta já é uma iguaria de Natal um pouco mais elaborada, mas assim como as outras também é cheia de sabor. O nome foi atribuído pela semelhança do doce com um tronco de árvore. Por cima do tronco são utilizados enfeites com cor e temas natalícios. Se não tiver habilidade para a confeitaria e fazer a sua própria versão em casa, procure por uma boa pastelaria que certamente poderá fazer a sua encomenda.
7. Panettone
Por fim, mas não menos saborosos, estão os panettones. Habitualmente encontrados em duas versões: os tradicionais com frutos secos, ou os queridinhos com gotas de chocolate. Mas, há também as versões mais criativas, de fabrico próprio, como os de recheio de brigadeiro, nutela, ou Kinder Bueno, por exemplo. Aproveite esta época do Natal para saborear todas essas delícias da estação!
Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com
1 Comment
Add Comment