Símbolo de Matosinhos: saiba mais sobre a obra “Anémona”

Muito mais do que uma simples escultura, a “Anémona” é um símbolo patrimonial de Matosinhos. Reconhecida nacional e internacionalmente. Entre muitos reparos e substituições, saiba mais sobre esta obra tão emblemática de Matosinhos.

Em 2005, a Praça Cidade São Salvador, em Matosinhos, ganhou uma exótica escultura. Trata-se da obra “She Changes” (“Ela Muda”), conhecida popularmente por “Anémona”, da artista norte-americana Janet Echelman. Hoje, esta escultura não só é parte da identidade do Concelho, como também é um dos seus principais cartões de visita.

A escultura, feita com Tenara (fibra sintética arquitetónica) e ferro, vai alterando de acordo com o movimento do vento. A artista teve as redes de pesca como inspiração para a sua criação. Homenageando assim a tradicional atividade piscatória de Matosinhos. A obra é composta por 3 postes metálicos, tendo um deles 60 metros de altura, e por uma rede suspensa num anel com 42 metros de diâmetro.
A escultura parece dançar, de acordo com o movimento que o vento faz nas redes. À noite, ganha ainda mais destaque apresentando diferentes cores e formas.

Os reparos e substituições

Infelizmente, pouco tempo após a sua inauguração já apresentava sinais de degradação. Em 2007 precisou ser completamente substituída, pois encontrava-se em estado avançado de degradação. Isso porque a fibra que compõe a rede estava com a cor alterada. Desde então a escultura precisou de uma série de reparos constantes na sua estrutura. Chegou inclusive a ter partes da rede rompida.

Foto: CM Matosinhos

A 30 de outubro de 2020 iniciou-se mais um trabalho de desmontagem da obra para nova substituição.
Na altura, pelo facto do acumular de areia na peça, a mesma já estava a pesar entre 8 e 10 toneladas.
Seis meses depois, a nova rede regressou a Matosinhos. Com um peso perto de 1,5 toneladas, e um custo de cerca 70 mil euros (+ IVA) à autarquia.

A iluminação também foi totalmente remodelada. A permitir de uma variedade de cores, cenários e intensidade que torna a escultura ainda mais atrativa. Além disso, a utilização de lâmpadas de LED por forma a reduzir significativamente os custos com a energia elétrica.

A nova Anémona

A 23 de abril de 2021, a escultura foi reposta e iluminada junto à praia de Matosinhos. Totalmente renovada!
Parte da colocação ocorreu a 55 metros de altura. Sem dúvida, trouxe um novo ar para Matosinhos.
No total, a rede da escultura e a nova iluminação (LED) foram um investimento de cerca de 150 mil euros.


Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandra@sandramendeshouses.com

À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *