Preparativos para o Natal: Ideias de decoração natalícia para a sua casa

A época mais aguardada do ano está a chegar!! E certamente sempre vem acompanhada de uma linda decoração para deixar tudo ainda mais alegre. No post de hoje eu compartilho algumas ideias giras de decoração para passar em grande esta data tão especial com toda a família.

Árvores comestíveis – Entrada ou sobremesa

Doces, salgadas ou mistas. Vejam que idéias engraçadas para servir petiscos, entradas e sobremesa de frutas, mas sem sair do clima natalício. São pequenas composições de alimentos no formato de árvore de natal. Na primeira foto, pode-se utilizar um cone de esferovite como base, e com palitos ir espetando as azeitonas, os tomates secos, e o que mais desejar. Para fazer a estrela do topo utilizou-se uma carambola cortada. E para dar um charme alguns galhos de alecrim foram delicadamente encaixados nos espaços vazios. Certamente esta é uma árvore muito apetitosa!

Na segunda imagem, a árvore foi montada de uma forma mais simples, mas tão bonita quanto a primeira. Apenas foi-se acomodando os pedaços de queijo intercaladas com as uvas, e respeitar o formato de uma árvore de natal. Ou seja, com mais alimentos na base da árvore e menos no topo. Esta é uma opção que pode certamente ser feita numa tábua em madeira. Ficará lindo!

Na terceira foto, vemos esta linda arvorezinha de frutas. Para fazer a estrutura utilizou-se uma maçã e uma cenoura. Os palitos também foram usados para espetar as frutas. No topo, a carambola também fez o papel de estrela, e na base utilizou-se umas folhinhas de salsa.

Velas decorativas

Sem dúvida, as velas também têm um papel de destaque em qualquer decoração natalícia. Isso porque elas dão calor e um aconchego à mesa. Por isso, se tiver oportunidade invista em velas na sua decoração e notará a diferença. E para isso não precisa de gastar muito dinheiro. É possível, com objectos simples, criar os seus próprios arranjos com velas. Observe que na primeira foto apenas foram utilizados alguns pauzinhos de canela dispostas ao redor de uma vela comum branca. Para unir os pauzinhos utilizou-se uma fita rústica larga e uma outra mais fininha por cima para amarar tudo. Esta é uma óptima ideia, bem simples e fácil de fazer.

Na segunda foto, o charme todo ficou por conta da fita em xadrez com a fita rústica decorada. O vidro pode ser daqueles da maionese, por exemplo, ou qualquer outro vidro bonito que tenha em sua casa para reciclar. Decerto a beleza está na criatividade que se tem com os detalhes.

A mesma ideia da canela foi utilizada na terceira foto, mas desta vez ao invés de canela foram utilizados raminhos de alecrim. Observe como algumas velas simples dispostas numa bonita tábua de madeira compõem algo especial. As cerejas compuseram esta montagem que ficou muito gira.

Composições para a mesa de Natal

Seria a mesa a “estrela da festa” da decoração natalícia?
É claro que a árvore é um dos maiores símbolos do natal, juntamente com a coroa natalícia. No entanto, é na mesa que as pessoas acabam por passar a maior parte do tempo. E por isso que tende a causar um grande impacto nos convidados. Esta parte da decoração certamente merece a total atenção.

Já faz algum tempo que as tradicionais toalhas deram lugar aos sousplat, jogos americanos e caminhos de mesa. Esta composição mais clean acaba por dar um ar mais moderno à mesa. Pode observar que são utilizados nas três imagens de inspiração acima. Que tal experimentar uma composição como esta este ano?

Para montar uma mesa bonita, tenha em mente que a grande diferença está nos detalhes e no capricho ao montá-la. Utilizar folhagens ao longo da mesa é um óptimo truque para arrasar na decoração.
Seja num estilo mais minimalista (como na foto 2, por exemplo) ou mais tradicional (como nas fotos 1 e 3) procure também sempre manter presente na decoração as cores base do natal: verde e/ou vermelho. Esta dica ajuda muito na hora de compor a sua decoração.

Elementos como as pinhas, as cerejinhas, e tecidos em xadrez nas cores natalícias também são óptimos para serem usados na decoração da sua mesa. Tenha em atenção ao equilíbrio de cores também. Para uma mesa com muita decoração e informação opte por uma louça lisa, mais clean. No entanto, se for utilizar uma louça estampada, colorida ou com mais informação, opte por uma decoração mais simples na mesa. São dicas básicas, mas que ajudam sempre.

Guardanapos super charmosos

Fotos do Pinterest

Uma outra forma de dar um toque especial à sua mesa é destacar os guardanapos. Como pode ver nas imagens de inspiração acima, há muitas ideias para compor a decoração natalícia da sua mesa. O alecrim combinado com tecidos mais rústicos em tons crus parecem ser os escolhidos desta vez. Para deixar a mesa mais divertida, pode-se optar por dobrar o guardanapo em formato de árvore, como na sugestão acima. Certamente os miúdos irão adorae esta composição.

DIY – Faça você mesmo

Se os gastos estão a pesar muito neste final de ano, veja acima óptimas sugestões de decoração para fazer em casa e gastar pouco. Com rolhas de vinho e algumas pinhas é possível montar mini arvorezinhas, que ficam super charmosas. Em simples copinhos vermelhos de plástico amarre uma fita preta de cetim e cole um botão dourado para lembrar o cinto do Pai Natal. Depois basta finalizar com uma palhinha de papel vermelha e branca.
A terceira ideia também é para encantar os miúdos. Numa garrafa pequena de vidro e algumas bolinhas de Maltesers, enfeite a garrafa com olhinhos e uma bolinha vermelha de peluche. Os chifres da rena pode fazer com arame maleável vermelho de peluche. Estes artigos podem ser facilmente encontrados em lojas de utilidades.

Coroas natalícias

A primeira foto é, sem dúvida, uma coroa portuguesa com certeza. : )
É uma ideia super original e com muito estilo ao mesmo tempo. Na segunda foto já temos um outro exemplo de coroa assim mais tradicional, com bastante verde, pinhas, maçãs e cerejinhas para compor a apresentação. Muito linda também!
Na terceira foto já temos uma versão de coroa mais minimalista, a seguir um estilo digamos assim “Boho Chic”. Simples e belíssima também, a fazer valer o famoso ditado “menos é mais”.

As coroas ficam lindas quando usadas para enfeitar as portas das casas, ou então para decorar a parte de cima da lareira, por exemplo.

Estilos diferentes para sua árvore de Natal

A decoração natalícia pode ser minimalista, tradicional, moderna, ecológica… ou seja onde a sua imaginação a levar. Para não errar na escolha da árvore de natal da sua casa, leve em conta o seu estilo de vida e personalidade, e opte por um modelo que represente isso. Não precisa se prender apenas aos modelos tradicionais. Uma vez que atualmente há inúmeras opções para escolher. Árvores grandes, pequenas, com neve artificial, com muito dourado, feita com artigos reciclados.. E todas elas muito encantadoras!
Por vezes, apenas algumas luzinhas num vaso de plantas que há na casa já alegra o ambiente e remete ao Natal. Por isso, antes de escolher uma árvore para chamar de sua, leve em conta todos esses pontos. E depois de ter o seu modelo escolhido é hora de soltar a criatividade e partir para a decoração.

Lareira no clima natalício

Certamente que a lareira não poderia ficar de fora da lista de ideias para a decoracão natalícia.
Por isso, se tens a sorte de ter uma lareira em casa, saiba que poderá estender um bocadinho mais a sua decoração. Uma vez que além da árvore de natal e da mesa de jantar, terá mais esse cantinho mágico para decorar. Entre as clássicas decorações de lareira como por exemplo, utilizar as famosas meias de natal, ainda é possível usar e abusar dos elementos naturais como folhagens, pinhas, laços, velas e luzinhas. Dessa forma, além de uma linda decoração, ainda trará a sensação de aconchego na sua decoração natalícia.
Acenda a sua lareira e aproveite o calor que dela provém. Aliás, o acender a lareira, com as lenhas, por si só acaba por ser uma decoração. O cheiro de lenha a queimar e o aconchego que proporcionam finalizam a decoração com chave de ouro.


Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandra@sandramendeshouses.com

À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *