Pensa em remodelar a casa? Saiba quais são as perguntas importantes que devem ser feitas antes de contratar um profissional

Quer remodelar a sua casa mas não sabe ao certo por onde começar?
Sabemos que os profissionais da construção civil são a cada dia mais disputados no mercado, no entanto é preciso ter alguns cuidados antes de contratar um profissional para a sua obra. Infelizmente há casos em que os serviços são mal feitos, atrasos injustificáveis, cobranças de valor superior ao acordado, entre outros problemas.
Neste post compartilho algumas perguntas importantes que devemos fazer antes de contratar um profissional para realizar as obras. Por isso, é melhor ter em atenção os detalhes e tomar nota de todos os itens para evitar uma dor de cabeça futura.

Há quanto tempo o profissional trabalha na área? Tem licenças? Tem referências?

Quando se tem a referência de um profissional este é, sem dúvida, o melhor cenário que se pode ter. Mas nem sempre conseguimos uma boa referência para solicitar um orçamento. Neste caso, é importante fazer uma pesquisa sobre o profissional que está a pensar contratar. Pergunte há quanto tempo trabalha na área, e se já realizou anteriormente o serviço de que precisa na sua casa. Peça referências, e até um portfólio para ver os trabalhos anteriores, caso ele disponha de um. Pode também perguntar sobre as licenças que o profissional possui.

Quem fará o serviço para remodelar a minha casa?

Esta é outra questão muito importante também. Pois muitas vezes recebe-se uma indicação de determinada empresa ou profissional, no entanto ao contratar o projecto pode ser que seja outro profissional a trabalhar na sua obra. Há empreiteiros que trabalham com uma equipa de vários profissionais. Por isso é importante perguntar sobre a equipa que atuará especificamente na obra da sua casa, caso tenha preferência por algum profissional em específico.

Qual será o prazo final de entrega da obra concluída?

É fundamental que se acorde o prazo para realização da obra.
Quanto tempo o empreiteiro necessita para entregar todo o serviço concluído? 1 semana, 1 mês, 3 meses?
Certamente que imprevistos podem acontecer, mas é preciso ter um ponto de partida. E além disso, todos os atrasos devem ser informados com a maior antecedência possível. Para que dê tempo de se organizar e assim não lhe causar tantos transtornos na sua rotina.

Quais são os custos do trabalho, de forma detalhada, para remodelar a casa?

Para evitar surpresas desagradáveis, sempre que possível peça um orçamento do serviço por escrito, e com item a item detalhado. Assim, fica mais fácil para comparar os valores individualmente de cada um dos itens que solicitou. Verifique também se os materiais estão incluídos no valor ou se será necessário que compre os materiais à parte. E se o IVA já está também contemplado no orçamento.

Às vezes o orçamento total pode ficar demasiado caro, mas ao verificar ao detalhe quase sempre é possível fazer ajustes. Pode optar por comprar o material à parte, e contratar apenas a mão de obra do empreiteiro. Com ajustes deste tipo é possível poupar um pouco e chegar a um acordo.

Condições de pagamento

O pagamento será feito de que forma? Faseado ou a pronto pagamento? Em numerário ou por transferência bancária?
Uma boa opção, sempre que possível, é optar pelo pagamento faseado. De acordo com a evolução da obra, ou o pagamento de 50% do valor do projecto a pronto pagamento e o restante na conclusão da obra. Desta forma, o empreiteiro tem um bom valor para iniciar a obra, mas também mantém o compromisso de finalizar a obra para receber o restante pagamento.

Cuidado quando lhe for solicitado 100% do pagamento antecipado, pois há situações em que o trabalho não é entregue conforme acordado, e como o pagamento já foi feito a 100% pode não o recuperar, num primeiro momento.
Acerte também as datas exatas e a forma como os pagamentos serão feitos. Para os pagamentos organize-se para ter o planeamento acordado, e evite assim esquecimentos e falhas.


Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandra@sandramendeshouses.com

À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *