Paredes vazias e sem graça? Mude o visual de forma rápida e económica

Um ambiente clean e minimalista certamente é bastante agradável. No entanto, muitas vezes as paredes acabam por ficar demasiadamente vazias e sem graça. O ideal nestes casos é encontrar um equilíbrio, e assim colocar um pouco de vida e personalidade no ambiente, mas sem sobrecarregar. É possível estar num ambiente clean e agradável e ao mesmo tempo preencher as paredes. No post de hoje eu apresento 5 dicas para dar vida às paredes vazias da sua casa com muito charme, elegância, e de forma económica.

1. Parede de quadros

Utilizar quadros na decoração é uma excelente forma para preencher os espaços vazios, sem sobrecarregar o ambiente. Na primeira imagem vemos uma série de quadros em tons de preto e branco, e de tamanhos distintos. Essa é uma forma bem inteligente de trazer personalidade ao ambiente ao expor as fotos da família, mas de uma maneira mais moderna e clean. Na segunda imagem, por exemplo, foi utilizado uma combinação de imagens florais com traços bem leves, mas que ao mesmo tempo fizeram a composição perfeita com o tom de rosa da parede. Dessa forma, a composição ficou muito leve e harmoniosa, a formar um “tom sobre tom” entre dois diferentes tons de rosa. Na terceira imagem, temos uma outra inspiração diferente para preencher as paredes com quadros. Neste caso, os quadros tem tamanhos, cores e imagens distintas, entretanto todos tem a mesma temática e seguem uma mesma paleta de cores.

2. Papel de parede também é uma óptima alternativa para preencher as paredes vazias

É incrível a capacidade que o papel de parede tem de mudar completamente um ambiente. Usar o papel de parede é sem dúvida uma excelente forma para eliminar de vez as paredes vazias. Com um pouco de paciência e muita dedicação é possível fazer a instalação sem grandes dificuldades. Atualmente há disponível no mercado opções bem acessíveis de papel de parede, no entanto tenha atenção em alguns pontos que podem facilitar bastante a sua aplicação.

De uma maneira geral, quanto mais grosso for o papel mais fácil será a sua aplicação. Papéis muito finos tendem a rasgar com mais facilidade e são de difícil remoção, caso necessite de algum ajuste aquando da instalação. As placas autocolantes, como a da imagem número dois, também são uma ótima opção, pois são mais resistentes e fáceis de instalar. Outro ponto importante é em relação à parede onde será feita a instalação. Isso porque, se houver alguma imperfeição muito evidente na parede, o papel certamente não resolverá. Mas, caso haja apenas pequenas imperfeições, um papel de parede mais grosso ou mesmo a placa autocolante podem ser boas alternativas.

3. Pintura Criativa

Com um pouco de tinta e muita criatividade é possível dizer adeus às paredes vazias. Na primeira imagem, por exemplo, os tons de bege e terracota foram pintados em formatos arredondados, para compor uma bela parede com vasos e plantas. A segunda foto tem um grande círculo em tom de verde por trás da cama, muito giro, e deu vida a uma cabeceira pintada na parede. Na terceira imagem, o formato arredondado foi utilizado como fundo de três prateleiras simples. Por fim, a última foto mostra uma parede dividida em traços retos, mais ousado, pintada em tons diferentes mas muito harmoniosos entre eles.

Se pretende utilizar a pintura criativa na sua casa, saiba que o mais importante para ter um bom resultado é mesmo medir e planear tudo antes. Pegue um lápis e faça os desenhos desejados, assim fica mais fácil na hora de pintar, e acaba por evitar grandes erros.

4. Parede verde ou jardim vertical

Se prefere um toque mais verde na sua casa esta é uma ótima opção. Criar uma “parede verde”, também conhecida como jardim vertical, além de preencher as paredes vazias ainda trás vida ao ambiente através das plantas. As folhagens das plantas, que podem ser naturais ou artificiais, são vendidas em placas quadradas fáceis de instalar, e ao ficarem uma ao lado da outra dão um efeito de “parede verde”, onde quase não é possível ver as emendas. Certamente, se optar pelas plantas artificiais terá menos manutenção, e provavelmente também fará um investimento menor já que as plantas naturais têm um valor mais elevado e exigem gastos periódicos com manutenção.

5. Molduras e Boiseries: a solução das paredes vazias

Uma outra forma prática, económica e rápida de dar vida às paredes é utilizar molduras e boiseries. Com estes estilos a serem apreciados a cada dia que passa, hoje já é possível fazer a instalação com diferentes tipos de materiais. São pequenas ripas de madeira, PVC, e até mesmo esferovite.

Nas imagens acima foram utilizadas ripas de madeira, que posteriormente foram pintadas de branco. A moldura na parede acabou por formar uma bela e delicada cabeceira neste quarto. O processo de instalação de uma moldura ou boiserie não exige grandes esforços. No entanto, o segredo para ter um trabalho bem feito é medir tudo com muita precisão e atenção. Isso porque, como os espaços e formas são simétricos, qualquer diferença por menor que seja já salta aos olhos. Tenha atenção também com o acabamento, pintar a parede ao finalizar a instalação também ajuda bastante no resultado final.


Sandra Foto

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *