Morar num Rés do Chão pode ser um problema?

Já ouviu dizer que não é bom morar em apartamento rés do chão? Algumas pessoas parecem não gostar deste tipo de imóvel. No entanto, como em tudo na vida, há o lado bom e o lado mau.

E para si? Será que seria uma boa ideia optar por este tipo de imóvel?
No post de hoje apresento alguns pontos positivos e negativos para quem está a pensar e avaliar a possibilidade de morar num rés do chão.

Pontos positivos

* Costumam ter preços mais atrativos

Sem dúvida, este é um excelente ponto para começarmos a nossa avaliação.
Os imóveis no rés do chão costumam ter preços mais atrativos do que as unidades com altura mais elevada. Isto ocorre tanto em imóveis usados quanto em imóveis novos.

* Dispensa o uso de elevador ou escadas

A facilidade de não depender de elevador ou precisar subir as escadas para chegar até casa, deve ser levada em consideração. Principalmente na hora de chegar a casa com as compras do supermercado, ou até mesmo quando fizer a mudança de casa, onde se muda muitos móveis e eletrodomésticos pesados. Não precisar de subir escadas, e não ter que se preocupar se as coisas vão caber no elevador do prédio, é certamente um ponto positivo.

* Não há vizinhos em baixo

Para quem tem miúdos em casa, ou animais de estimação, esse ponto pode ser fundamental. Sem vizinhos por baixo, eles terão um pouco mais de liberdade para correr e saltar pela casa, sem que incomode os vizinhos com o barulho.

Pontos negativos

* Falta de privacidade

Por estar mais próximo à porta de entrada do prédio, e muitas vezes à altura dos olhos das pessoas que estão do lado de fora do imóvel, o rés de chão perde muito em relação à privacidade. Por isso, é comum ouvir relatos de pessoas que moram num rés do chão e que constantemente se sentem incomodadas. Seja por fornecedores, ou por pessoas que precisam de entrar no prédio, mas que para isso tocam no rés de chão, para pedir para abrir a porta ou mesmo à procura de outras informações, por exemplo.

Certamente, em alguns casos, ter cortinas em todas as janelas acaba por ajudar imenso a dar uma sensação de mais privacidade, e também ajuda a inibir um pouco o contato visual com o lado exterior.

* Mais frios e húmidos

Este é um ponto de atenção que deve ser observado no momento da compra de um rés do chão. Por causa da proximidade com o solo, os apartamentos rés do chão podem ser mais frios e sofrer mais com as questões relacionadas com a humidade.

Os imóveis mais novos habitualmente já contam com tratamentos adequados para impermeabilização e aquecimento das casas. No entanto, no caso de apartamentos mais antigos, é preciso manter a atenção e observar se há sinais de humidade nas paredes, pisos e tetos. Se o apartamento não tiver a proteção térmica adequada, provavelmente exigirá um gasto maior com eletricidade para o aquecimento durante o inverno.

* Menos segurança

Há quem se sinta menos seguro a morar num rés do chão.
Por terem fácil acesso à rua, estas unidades seriam certamente as mais expostas no caso de alguma ocorrência.

* Barulho da rua

Qualquer barulho do exterior, por menor que seja, acaba por se notar num rés do chão. As novas construções são beneficiadas com uma acústica mais elaborada e com o auxílio dos vidros duplos, que acaba por diminuir bastante os sons dentro do apartamento. No entanto, caso o apartamento não tenha o isolamento acústico adequado, prepare-se para lidar com a questão do barulho dentro de casa.

Mas afinal, é um problema morar num rés do chão?

Não há “certo” ou “errado” para responder a esta questão.
Cada caso é um caso. Assim como os imóveis são únicos e diferentes uns dos outros, as pessoas e famílias também são únicas e diferentes entre si. O que muitas vezes é um problema para um, pode na verdade ser uma mais valia para outro.

Há pessoas com necessidades especiais, crianças, animais de estimação, que preferem morar num rés do chão, pelas facilidades. Por outro lado, há pessoas que têm outros tipos de costumes e necessidades, e que acabam por optar por imóveis mais altos. Por isso, antes de fazer a sua escolha avalie bem o imóvel em questão versus os seus hábitos e necessidades. Desta forma, diminuirá o risco de se arrepender de comprar (ou deixar de comprar) um rés do chão.


Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandramendes@zome.pt 

À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *