Imóvel usado x imóvel novo. Qual é a melhor opção para si?

Na tomada de decisão para a compra de um imóvel, são muitos os pontos que devemos ter em consideração para ficarmos satisfeitos e também fazermos um bom negócio.
Será melhor investir num imóvel novo, ou optar por um imóvel usado? Esta é uma dúvida bastante comum entre os compradores e que deve ser avaliada com bastante cuidado.
No post de hoje faremos um comparativo com as principais vantagens e desvantagens entre comprar um imóvel usado x imóvel novo. Qual será a melhor opção para si e para a sua família?

O sonho da casa nova

A possibilidade de comprar um imóvel novinho, ainda a cheirar a tinta, é um sonho para muitas pessoas. Sem dúvida que ser o primeiro a “estrear” uma casa tem inúmeros benefícios, no entanto, será que financeiramente é um bom negócio?

Atualmente os valores dos imóveis novos, recém construídos, estão demasiado altos. Comprar um imóvel novo é uma realidade que, infelizmente, não está ao alcance de todos. No entanto, antes de optar pela compra de um imóvel novo, eu recomendo que avalie também a possibilidade de adquirir um imóvel usado, em bom estado de conservação. É possível economizar muito dinheiro, fazer um excelente negócio, sem deixar de atender às suas necessidades e da sua família.

Do lado financeiro, comprar um imóvel usado pode ser uma excelente opção. Com o auxílio de um bom consultor imobiliário é possível encontrar ótimas oportunidades, sem comprometer a saúde financeira da sua família. Muitas vezes, é preciso fazer apenas umas pequenas obras e algumas adaptações no imóvel para ficar com a tão sonhada sensação de casa nova. Mesmo que se faça alguma obra, é bem provável que o valor ainda assim fique muito abaixo do que se pagaria pela compra de um imóvel novo.

Antes de comprar um imóvel faça uma análise detalhada das vantagens e desvantagens de cada uma das oportunidades. Avalie principalmente o impacto que cada uma das escolhas entre imóvel usado x imóvel novo, terá no seu orçamento.

Só para ilustrar, listei abaixo alguns pontos importantes que devem ser tidos em conta antes de fazer a sua escolha entre um imóvel usado ou novo.

Usados

Vantagens

  • Os preços tendem a ser melhores do que os imóveis novos, se compararmos a mesma área.
  • Como outras pessoas já habitaram o imóvel anteriormente, toda a estrutura para instalação de internet, água, luz e gás já está pronta, por parte dos fornecedores.
  • Tendem a ser melhor localizados, pois as construções mais antigas costumam ficar mais próximas das zonas centrais.

Desvantagens

  • Às vezes é necessário fazer obras.
  • Deve-se considerar um custo maior com a manutenção.
  • Imóveis mais antigos tendem a não ter a eficiência energética necessária para enfrentar as baixas e altas temperaturas com conforto.

Novos

Vantagens

  • Sem necessidade de fazer obras imediatas.
  • Possuem garantia de cerca de 5 anos por parte da construtora.
  • Custo de manutenção nulo ou muito baixo.
  • As novas construções já são construídas com a eficiência energética adequada para suportar as baixas e altas temperaturas com conforto.

Desvantagens

  • Preços muito mais altos do que os imóveis mais antigos.
  • Pelo facto de ser novo, será necessário solicitar novas instalações de internet, água, luz e gás. O processo pode ser bastante demorado e burocrático em alguns casos, uma vez que a estrutura dos fornecedores terá de ser montada do zero.
  • Normalmente ficam localizados em locais um pouco mais afastados das zonas centrais.

Por isso, na hora de escolher a casa dos seus sonhos, procure sempre o auxílio de um profissional da área. Certamente será capaz de avaliar todas as possibilidades e pormenores, e assim ajudar a fazer a melhor escolha para si e para a sua família.

À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *