Iluminação natural: saiba como aproveitá-la ao máximo na sua casa

Morar numa casa com boa iluminação natural é uma mais valia muitas vezes incalculável. A entrada de luz natural durante o dia auxilia não apenas na economia financeira com a conta de luz, mas também com a saúde e bem-estar. Casas com uma boa iluminação natural tendem a ter menos problemas com humidade, evitando assim mofo e bolor, causadores de doenças respiratórias. Além disso, uma casa bem iluminada têm uma sensação muito agradável que faz com que as pessoas queiram ficar mais tempo naquele espaço.

Na sua casa há uma boa iluminação natural? Pois saiba como pode tirar o máximo de proveito da luz natural na sua casa através das dicas partilhadas aqui abaixo.

Escolha certa dos móveis

Tenha muito cuidado ao escolher móveis muito grandes, e principalmente aqueles que tampem parte das janelas e das passagens de luz. Isto porque podem deixar o ambiente mais escuro e assim prejudicar a iluminação natural do espaço. Dessa forma, o mais adequado é primeiro tirar todas as medidas do ambiente e só depois disso comprar os móveis, de acordo com o espaço disponível.

Vidros sempre que possível

Se estiver a construir de raiz ou a remodelar a sua casa, saiba que investir na colocação de vidros é uma excelente opção. Isso porque quanto mais vidros a casa tiver maior será a iluminação natural da mesma. Por isso, se houver a possibilidade de optar por ter paredes externas em vidro, ou fazer o resguardo da varanda em vidro, ajuda imenso na questão da luminosidade da parte interna da casa.

Actualmente, há uma série de novas construtoras, de prédios mais modernos, em que praticamente toda a fachada do prédio é feita com vidro. Dessa forma, os ambientes internos dos apartamentos ficam totalmente iluminados de forma natural, o que para além de muito bonito, ainda poupa muito com os gastos de energia elétrica. E, se ter sol em demasiado dentro do apartamento é uma preocupação para si, saiba que há ótimas soluções disponíveis no mercado para essa questão. Como, por exemplo, a instalação de persianas ou cortinas, para que possam ser mantidas fechadas quando necessário. Deixam o ambiente aconchegante e cumprem muito bem a sua função.

O poder das cores

As cores neutras têm o poder de refletir a luminosidade, e também fazem com que os espaços pareçam maiores. Por isso, se pretende maximizar a luz natural na sua casa, uma boa dica é começar pela pintura das paredes em tons mais neutros. O branco é sem dúvida a melhor opção para refletir a luminosidade, entretanto há outras opções interessantes também para sair do óbvio. Tons de cinzento, areia e beje, os seus tons mais claros, são óptimas opções para dar alguma cor ao ambiente mas sem perder na questão da luminosidade.

A luminosidade não precisa de vir só da janela

Há outras opções para além das janelas para trazer mais luminosidade para a casa. Uma dessas opções é utilizar uma clarabóia, por exemplo. Quando bem instaladas no teto, as clarabóias são capazes de trazer muita luminosidade ao ambiente, e sem riscos de infiltrações. Já, quando mal instaladas, isso pode ser um problema. Por isso, ao optar pela instalação de uma clarabóia na sua casa, certifique-se de que o serviço será bem executado para evitar problemas futuros.

Espelhos também ajudam

Os espelhos também são óptimos aliados para refletir a luz natural dos ambientes. Para fazer um bom uso desta dica, experimente colocar um belo espelho próximo de uma janela ou de outra fonte de luz. O resultado será um ambiente mais iluminado, pela luz natural que se refletirá no espelho, e consequentemente em todo o ambiente. Os espelhos, para além de auxiliarem a questão da luminosidade, ainda são óptimos para decorar os ambientes e dar uma ideia de expansão do espaço.


Sandra Foto

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *