Ideias para organizar e otimizar o espaço na sua lavandaria

A lavandaria é um dos ambientes da casa que acabam por ser naturalmente desorganizados. Uma vez que acumula todo o género de artigos, roupas, produtos de limpeza, baldes, tábua de passar, estendal, panos… Que precisam de ser guardados de forma prática para utilização no dia a dia. Com tantos itens de tamanhos diferentes é fácil perder o controle e tudo se transformar numa grande confusão.

No entanto, é possível ter uma lavandaria organizada e funcional, mesmo em ambientes mais pequenos.
Atualmente há lavandarias com um espaço bem otimizado, e organizado ao mesmo tempo. Dessa forma não há mais desculpas. Neste post partilharei algumas boas ideias para deixar a sua lavandaria mais prática e organizada. Já chega de desorganização! : )

Lavandaria oculta na cozinha ou na casa de banho

Já ouviu falar em lavandaria oculta? Para os espaços mais pequenos ou para quem não goste de ter a lavandaria aparente. Estas fotos acima, por exemplo, são óptimas opções nestes casos. Costumam ser mais compactas e embutidas nos armários. Seja na cozinha, casa de banho, ou noutro espaço que esteja disponível na casa. Aparenta mais organização, pois há a facilidade de fechar as portas dos armários, e assim manter tudo longe da vista. Como se não houvesse uma lavandaria, mas apenas um armário comum.
Entretanto, tenha cuidado, porque mesmo com este tipo de lavandaria “mais compacta” é possível perder-se na organização. Por isso, use e abuse de todos os organizadores que puder para manter cada item no seu lugar.

Mesa de passar, estendal e vassouras

Itens grandes como a mesa de passar-a-ferro, estendal, vassouras e baldes são sempre um desafio na organização de qualquer lavandaria. É comum que as pessoas simplesmente deixem os itens aparentes, encostados numa parede. Mas isso acaba por dar um ar de desorganização ao ambiente.

Mesas de passar-a-ferro

Atualmente existem soluções bastante interessantes de organização para estes itens. Há mesas de passar de encastrar em alguns móveis, modelos pequenos para colocar em cima da mesa, e até mesmo os modelos tradicionais guardados em espaços específicos dentro do armário. Para isso saiba que já há armários vendidos prontos que possuem este espaço maior para a tábua de passar-a-ferro. Não é preciso fazer um móvel à medida.

Estendal

Sempre que puder opte por modelos que não sejam muito aparentes, assim não interferem muito na estética do ambiente. Há modelos bastante úteis e práticos como por exemplo estes da imagem acima, que podem ser recolhidos quando não estiverem a ser utilizados. Os modelos de chão também são uma óptima opção, pois dá-lhe mais mobilidade para mudar de sítio conforme a exposição solar, e também pode ser facilmente recolhido e guardado.

Vassouras

As vassouras, mopas, esfregonas e aspiradores verticais também devem permanecer organizados na lavandaria. Evite deixar estes itens expostos. Para isso pode utilizar suportes para pendurá-los atrás da porta, por exemplo. Ou mesmo optar por um armário que tenha mais espaço interno para acomodá-los. São pequenos detalhes como este que acabam por fazer a diferença na organização da casa.

Cestos organizadores, dispensers e potes de vidro

Cestos

Já ouviu alguém dizer que a diferença está nos detalhes? Pois é exatamente isso!
Os objetos de organização fazem toda a diferença no resultado final da sua lavandaria. Por isso, vale muito a pena investir em cestos organizadores para acomodar as molas, panos de limpeza, papel higiênico, entre outros itens. Há diversos modelos disponíveis no mercado para combinar com qualquer decoração da casa. Mas os cestos de bambo ou palha estão em alta neste momento entre os decoradores. Estes dão um ar mais rústico e ao mesmo tempo chique às lavandarias. São bem interessantes, sem dúvida!

Os cestos maiores, para roupas sujas ou roupas para passar, também não podem ficar de fora desta lista. Pode-se colocar dois ou três cestos diferentes para poder separar as roupas sujas por cor, e assim facilitar no momento da lavagem. Mas, se não houver espaço disponível, um cesto certamente já é suficiente.

Dispensers

Há também os dispensers para organização do liquido de lavar e amaciadores de roupa. Estes modelos em vidro e com uma torneirinha são super giros e deixam o ambiente bem clean. Além disso são muito práticos para utilizar no dia a dia. É só abrir a torneira e pronto, o produto já está facilmente à mão para ser utilizado. Com a utilização deste tipo de dispenser o visual da sua lavandaria vai ficar enriquecido, sem tantos rótulos e cores diferentes de embalagens. Fica tudo mais padronizado e harmonizado.

Potes de vidro

Já os potes de vidro são óptimos para guardar sabão em pó, pó de detergente para roupas, Vanish em pó, entre outros produtos. O vidro por si só já dá um ar mais sofisticado ao ambiente, e com uma boa combinação de cores dos produtos que comprar, pode deixar a sua lavandaria ainda com mais estilo.


Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandra@sandramendeshouses.com

À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *