Dicas para organizar a sua casa, e a sua vida, de dentro para fora

Quando falamos em “organizar a casa“, muitas vezes não temos ideia de que a organização vai muito além “da casa”. A sua casa nada mais é do que um reflexo do seu comportamento, da sua vida. Por isso é muito comum que pessoas desorganizadas também tenham a casa desorganizada. Não são apenas objetos e coisas que precisam de organização, a sua vida também precisa. Então, neste post vamos a isso!

Ter uma rotina ajuda imenso

A rotina tem uma enorme importância na manutenção da organização. Pense, por exemplo, quando acordas pela manhã. O que fazes primeiro? Faz a cama, toma um banho seguido do pequeno-almoço, e depois vai para o trabalho? Ter uma rotina ajuda a criar hábitos, e assim fica mais fácil de manter tudo organizado. Pense na sequencia ideal das suas atividades do dia a dia, e planeie a sua semana. Se preferir, anote tudo para que não se esqueça. Há ferramentas online que podem ajudar nisso, como por exemplo o Google Keep e o Trello.

Minutos que ajudam a organizar a casa

Poucos minutos, todos os dias, podem fazer uma diferença brutal na organização (e até na limpeza) da sua casa. Já pensou em tirar, por exemplo, 30 minutos diários para dar atenção à sua casa?

Uma boa dica para otimizar o tempo é colocar a máquina de lavar roupa a funcionar por 30 minutos, e durante este período aproveitar para se dedicar exclusivamente à limpeza e organização da casa. Assim, quando a máquina finalizar a lavagem da roupa, já saberá que os seus 30 minutos terminaram. Durante este tempo pode limpar as casas de banho, arrumar as loiças na cozinha, varrer a casa, ou ainda organizar as roupas que ficaram espalhadas. Se conseguir dedicar 30 minutos à sua casa todos os dias, sem dúvida, terá resultados surpreendentes no final da semana.

Os passos para viver num ambiente mais agradável

Menos é mais sempre! Portanto, é hora de desapegar e “destralhar” a casa. Deixe apenas o essencial. Vai ver que o ambiente ficará mais leve, livre e bonito.

De acordo com especialistas em organização, o processo de organização é composto por três etapas principais. Primeiramente deve-se agrupar os objetos por categorias. Em seguida é o momento de selecionar o que fica e o que vai embora, seja para doação ou mesmo para o lixo. E por fim é a hora de identificar um local para cada objeto. Portanto, tudo que está na casa tem que ter um local próprio para ser guardado. Dessa forma fica muito mais simples porque quando tirar algo do lugar, já saberá onde deverá retornar o objeto após o uso. Não há dúvidas.

Experimente colocar todas as dicas deste post em prática na sua casa. Certamente, a melhoria será clara. Não deixe de testar!


Sandra Foto

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *