Dias quentes: é tempo de guardar as cobertas e também poupar na lavandaria

Com a chegada da Primavera, e dos dias mais quentes, as cobertas acabam por perder a utilidade. Por isso, este é um bom momento para deixá-las limpinhas e perfumadas, já a aguardar o próximo inverno. Aproveite essa época do ano para organizar o seu armário de roupas de cama. Saiba que é possível deixar as suas cobertas limpas e perfumadas, e ao mesmo tempo poupar um bocadinho nos gastos com a lavandaria.

Dica para poupar na lavandaria

Sabe aquelas cobertas mais grossas, pesadas e quentes? Certamente, as lavandarias cobram mais caro para lavar este tipo de cobertas. De facto, não é aconselhável lavá-las em casa. Isso porque a maioria das máquinas de lavar roupa não suportam todo o peso e volume delas. Além disso, o processo de centrifugação também é inviável, por conta do excesso de peso da coberta molhada.

Certa vez, uma senhora que trabalha em uma loja de roupas de cama, passou-me esta dica. E realmente é uma ótima dica para retardar o envio deste tipo de cobertas à lavandaria, e assim poupar nas despesas. Tome nota!

Se não se nota nenhum tipo de sujidade nas cobertas:

  • Faça uma solução composta por água + amaciador de roupas diluído. Coloque essa solução em um borrifador de spray e aplique por toda a coberta.
    Depois, passe um paninho suave pela coberta (pode ser daqueles de microfibra) e remova qualquer resíduo do spray. Deixe a coberta “respirar” por alguns minutos antes de guardá-la no armário.
    O amaciador deixará a coberta perfumada e com cheirinho de que acabou de chegar da lavandaria.

Este processo costuma ser uma ótima alternativa nos casos em que as cobertas são usadas “isoladas” do corpo, ou seja, sem contacto direto. Habitualmente são utilizadas entre o lençol (em baixo) e um edredão (em cima), por exemplo. Onde, a primeira camada é composta pelo lençol, depois vem a coberta pesada, e por fim o edredão. Dessa forma, a coberta acaba por ser mais preservada, e retém menos sujidades.

Se já se nota alguma sujidade ou poeira nas cobertas:

  • Antes de levá-la à lavandaria é possível fazer uma tentativa de limpeza em casa. Experimente utilizar um spray de limpeza de álcool. Borrife o produto na coberta e limpe com um paninho de microfibra. Por fim, utilize o spray com amaciador para finalizar. Deixe a coberta arejada por alguns minutos. Pronto! A coberta já pode ir direto para o armário.

Existem no mercado sprays compostos de álcool 70% para utilização em multisuperfícies, inclusive em tecidos. Este tipo de spray costuma ter um bom custo benefício e pode dar uma ajuda nestes casos das sujidades mais pontuais. Entretanto, tenha atenção às indicações de utilização na embalagem. Já que nem todos os sprays são apropriados para uso em tecido. Com a utilização do produto errado, poderá danificar a sua coberta. Tenha cuidado!

Aproveite a mudança do clima para guardar as cobertas mais pesadas no armário e abrir espaço para os edredãos mais leves e frescos. Pois, sabemos que mesmo durante as estações mais quentes, algumas vezes precisamos usar um edredão durante a noite. Por isso, já organize os seus armários para não ser pega de surpresa com as mudanças de temperaturas da estação.


Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandra@sandramendeshouses.com

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *