Despensa: como organizar e aproveitar ao máximo o espaço

A despensa é um ambiente da casa que tende a ser desorganizado. Uma vez que são muitos os produtos e embalagens de diferentes tamanhos, cores, quantidades e formatos para serem guardados.
No entanto, atualmente existe uma série de recursos e produtos organizadores que dão uma boa ajuda para manter cada coisa no seu lugar.
Não só deixam o ambiente mais organizado, como também com uma bela identidade visual. Ou seja, acabam por ajudar na padronização de formas e cores, deixando o ambiente mais harmonioso.
Por isso, a pensar em oferecer uma boa ajuda para si, no post de hoje eu partilho dicas, truques e inspirações para dar novos ares à sua despensa.

Tipos de recipientes e o que guardar em cada organizador

Usar os recipientes certos para armazenar e conservar os alimentos é muito importante. Mas tenha em conta que saber o que guardar em cada recipiente também é muito importante. Isso porque ao escolher o recipiente de tamanho correto, de acordo com o tamanho da embalagem original do produto, evita-se que haja excedente para ser guardado após a organização.

Por exemplo, a embalagem de esparguete tem 300gr, portanto utilize um recipiente que comporte pelo menos 300gr, para que não haja excedente. Dessa forma, a embalagem original do produto é eliminada, e todo o conteúdo da embalagem é organizado num único recipiente, do tamanho correto.

Procure armazenar os produtos em recipientes de tamanho adequado. Ocasionalmente haverá excedentes. No entanto, esta não deve ser a regra. O ideal é mesmo que não haja o excedente da embalagem.
Esta dica parece óbvia, mas é comum ver pessoas a comprar embalagens de 500gr, por exemplo, e colocar o conteúdo em organizadores de tamanho mais pequeno. Dessa forma, acabam por precisar de armazenar dois itens: o recipiente organizado com o produto, e a embalagem original do produto com excedente que não coube no recipiente. Este tipo de organização acaba por ser pouco prática, pois ao invés de ter um único recipiente com o produto, haverá dois para guardar e organizar.

Atualmente há diversos modelos de organizadores disponíveis no mercado. Opte, sempre que possível, por aqueles com tampa hermética, já que ajudam a conservar os alimentos frescos por mais tempo.
Materiais em vidro ou acrílico transparente também são ótimas opções. Estes materiais facilitam a identificação dos conteúdos internos dos recipientes. Outra boa dica é optar por recipientes que sejam empilháveis, pois facilita imenso a sua organização no armário ou prateleira.

Truques para otimizar espaço na sua despensa

Com criatividade é possível criar uma despensa prática e funcional para a sua casa. Mesmo que seja uma despensa pequena, ou os próprios armários da cozinha.
Já pensou em utilizar um organizador de sapatos com bolsos (foto 1) para guardar os temperos e especiarias na porta da sua despensa? Certamente esta é uma óptima ideia para otimizar o espaço nas despensas mais pequenas em que há uma porta.

Outra excelente ideia é criar níveis com a utilização de prateleiras de arame (foto 2). Desta forma, ganha-se em altura e assim é possível acomodar produtos tanto por cima como por baixo da prateleira. Outro acessório que pode ser um aliado é o suporte que se prende à prateleira (foto 3). Neste exemplo, o suporte foi perfeitamente utilizado para acomodar as bolachas recheadas, de forma a libertar mais espaço no armário. Por fim, na lista dos suportes temos este modelo para latas (foto 4). Além de ganhar espaço ainda permite que se organize as latas conforme a data de validade. Assim, as latas com a data de validade mais próximas ficam dispostas na frente, enquanto que aquelas com datas futuras ficam na parte de trás. E ao pegar numa das latas da frente, a lata que está atrás rola de forma a ficar em primeiro lugar para ser utilizada.

Dicas para a sua despensa não parecer desorganizada

  • Uniformidade visual: cores, recipientes e formas
    Procure sempre padronizar os itens na sua despensa. Se for utilizar um recipiente em vidro, por exemplo, tente utilizar este mesmo modelo de recipiente de vidro com todos os outros produtos. Sejam eles herméticos, ou mesmo os vidros reaproveitados das compotas. O importante é tentar padronizar. Assim a sua despensa ficará mais gira e com um ar organizado. Isto tudo apenas por adotar a padronização, seja dos vidros, cestos ou quaisquer outros recipientes.
  • Exponha e dê destaque aos seus objetos mais bonitos
    Se tem um cesto bonito, ou até mesmo um pequeno eletrodoméstico em inox ou colorido, pode colocá-lo num lugar de destaque na sua organização. Assim como padronizar ajuda a compor uma uniformidade visual do ambiente, dar destaque aos objetos giros também ajuda.
  • Utilize cestos padronizados e esconda os rótulos e embalagens dos produtos
    Os cestos ajudam muito na padronização do ambiente. São excelentes opções para guardar os produtos nas embalagens originais. Os produtos excedentes, o stock, para serem repostos assim que os atuais acabarem. Acomodados dentro do cesto não há exposição dos rótulos e embalagens, o que ajuda a deixar a despensa com o visual mais clean.

Inspirações para se apaixonar

Na hora de organizar a sua despensa, tenha sempre em conta 3 fatores importantes. O primeiro é que seja funcional para si e para a sua família, pois de nada adianta o ambiente ser lindo se não atender às necessidades da casa. O segundo ponto importante é pensar sempre na padronização dos itens. Se for utilizar recipientes de vidro, que sejam todos do mesmo modelo. Se for utilizar cestos, que sejam todos da mesma cor e material. O segredo da beleza numa despensa está na padronização, não se esqueça. E por fim, a cereja do bolo fica por conta da exposição dos seus itens mais giros. Dê destaque na prateleira para uma bonita batedeira, por exemplo. Ou então para um divertido dispensador de cereais. São pequenos detalhes que certamente farão toda a diferença.


Sandra Foto

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandra@sandramendeshouses.com

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *