Como obter liquidez através da venda da sua casa e tornar-se inquilino

Nestes últimos meses os cenários de incerteza tornaram-se, infelizmente, comuns em muitas famílias. Os orçamentos familiares precisaram de ser revistos e as possibilidades financeiras reavaliadas.
Muitas pessoas não sabem, mas é possível obter liquidez através da venda da sua casa e tornar-se inquilino da mesma.
Vou explicar mais detalhes sobre esta possibilidade no post de hoje.

Lamentavelmente não são raros os casos de proprietários que, devido à nova situação financeira por conta da pandemia, estão em condições mais frágeis ou no limite correm mesmo o risco de perder os seus imóveis.
Parte das vezes é possível reverter e evitar que a situação chegue a este ponto. Há alternativas bastante interessantes que podem ser avaliadas junto do seu consultor imobiliário de confiança.

Avalie todas as possibilidades

Sem dúvida que a primeira e a mais comum de todas é procurar renegociar o financiamento junto do banco. Muitas vezes esta possibilidade é avaliada pela instituição financeira e consegue-se obter um valor mensal menor para o pagamento da dívida, uma prestação que seja confortável dentro do novo orçamento familiar. No entanto, nem sempre é possível ter êxito junto do banco, e neste caso é preciso avaliar outras formas para manter os compromissos financeiros.

A possibilidade de venda da casa atual e mudança para outra casa de menor valor também é uma possibilidade que não deve ser descartada, pois muitas das vezes ao fazer esta troca consegue-se economizar uma quantia considerável que dá a margem necessária no orçamento.

No entanto, se não obtiver êxito em nenhuma das negociações acima descritas, saiba que ainda é possível efetuar a venda da sua casa para um investidor que permita que o imóvel continue a ser usado por si como inquilino.

Esta modalidade de venda e posterior arrendamento é conhecida no mercado como sale and leaseback, e, habitualmente, é utilizada por empresas. Contudo, nada impede que seja utilizada também por pessoas singulares.

Assim, é possível vender um imóvel e, no mesmo momento, celebrar o contrato de arrendamento e permitir ao antigo proprietário receber o valor total pelo imóvel e manter a utilização do mesmo. Em contrapartida, o atual proprietário receberá o retorno sobre o investimento realizado mediante o recebimento de uma renda mensal que lhe será transferida.

Usufruto para vendedores com idade avançada

Outra possibilidade de venda de um imóvel e continuar a habitá-lo é a constituição do direito de usufruto ao antigo proprietário. Nesta modalidade de negociação é concedido o direito de usar de forma temporária e plena o imóvel, sem alterar a sua forma ou substância. Este tipo de acordo entre as partes poderá durar até o final de vida do usufrutuário (vitalício), no caso de pessoas singulares. No entanto, esta alternativa é válida apenas para os vendedores com idade avançada.

É importante reforçar que, assim como em qualquer outra negociação, é preciso estar atento aos pormenores do contrato. Uma justa e boa negociação é aquela que beneficia as duas partes envolvidas. Por isso, não corra riscos desnecessários e procure sempre a ajuda de um profissional qualificado para orientar em todas as fases do processo.


Sandra Mendes Houses

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa? Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandramendes@zome.pt 

À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *