Como iniciar o processo de venda da sua casa? Tire aqui as suas dúvidas!

Quer vender a sua casa e não sabe o que implica, por onde começar? Para ajudar e, por forma a estar atento a certos pormenores, no post de hoje vou responder a algumas das perguntas frequentes para que saiba como iniciar o processo de venda da sua casa.

Iniciar um processo de venda de uma casa é um passo muito importante e deve ser dado com muita cautela para que não hajam imprevistos, gastos desnecessários e surpresas desagradáveis no futuro.

ALGUMAS DESTAS DÚVIDAS TAMBÉM SÃO AS SUAS?

1. Qual a documentação necessária para vender a minha casa?

A documentação necessária depende da história do seu imóvel. Contudo, há documentos e informações essenciais.

Primeiro, é fundamental manter toda a documentação do imóvel atualizada, ou seja, a informação da Caderneta Predial e da Conservatória do Registo Predial tem de ser equivalente. Este irá ser um dos primeiros requisitos a verificar por parte das pessoas interessadas em adquirir a sua casa. Uma informação também crucial, é se existe algum tipo de ónus sobre o imóvel, como penhoras, hipotecas, usufruto, dívidas de condomínio associados à habitação.

Assim como, um documento obrigatório atualmente, denominado de Certificado Energético, documento esse onde é avaliada a eficácia energética do imóvel.

2. Quais os cuidados que devo ter quanto aos futuros compradores?

Há pessoas interessadas em comprar o seu imóvel? Excelente notícia! No entanto fique atento e perceba se têm a devida qualificação financeira para avançar para a compra. Todo o processo de negociação deverá ser devidamente formalizado, evitando assim mal entendidos ou falhas de comunicação entre as partes envolvidas.

3. Devo fazer um CPCV – Contrato Promessa de Compra e Venda?

O CPCV é um contrato não obrigatório, que normalmente é realizado entre o comprador e o vendedor antes da realização da escritura do imóvel.

O contrato promessa é um meio que formaliza a intenção de comprar e de vender e serve como garantia do negócio até à celebração do contrato definitivo. É utilizado quando o comprador ainda não reúne as condições necessárias para avançar para a escritura, pela indisponibilidade de capitais ou a necessária formalização do crédito à habitação. Assim como, para garantir que não haverá uma desistência por parte do interessado e a perda de oportunidade de vender a um terceiro.

O contrato promessa permite a salvaguarda dos interesses das partes intervenientes e é sempre uma boa opção.

 4. Como formalizar o negócio?

É o comprador que define como vai ser formalizada a escritura da casa que adquiriu, pelo que poderá optar pelos serviços da Casa Pronta, de Notários e Solicitadores, ou de escritórios de Advogados. 

  • Casa Pronta

Um serviço disponibilizado pelo Ministério da Justiça, que tem como principal objetivo simplificar o ato de compra e venda de um imóvel, com ou sem crédito bancário. Pode encontrar um balcão Casa Pronta nas instalações dos serviços do IRN (Instituto dos Registos e do Notariado) e nas conservatórias de registo predial.

  • Notários, Solicitadores ou escritórios de Advogados

Um serviço prestado por todas estas entidades tem igual segurança jurídica. Trata-se de um serviço mais personalizado, normalmente com mais disponibilidade e simplificação dos atos relacionados com a compra e venda de imóveis.

CONTE SEMPRE COM A EXPERIÊNCIA DE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO

Exclusividade de venda

Na realidade, desde o início e até ao fecho de um processo de venda é necessário ter uma série de cuidados. Há muitos pormenores burocráticos que, sem o devido conhecimento, podem originar problemas futuros.

Por isso, o ideal é que procure sempre o apoio de um profissional do setor para realizar a venda da sua casa. Tal como domina a área em que trabalha, um consultor imobiliário tem a formação e está habilitado a lidar diariamente com todas estas situações, saberá como orientar e apresentar as soluções para que o processo de venda seja um sucesso, poupe dinheiro e tempo para tudo aquilo que o deixa mais feliz!

Eu estou à sua disposição para auxiliar em todos os esclarecimentos necessários.

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandra@sandramendeshouses.com

À procura de uma nova oportunidade de trabalho? Faz como eu, muda de vida e vem fazer parte desta equipa vencedora.

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *