As melhores plantas para ter na área exterior da sua casa

Pensa em ter plantas na área exterior da sua casa mas tem medo de não resistirem?
As plantas certamente deixam o ambiente muito mais agradável e alegre. Seja na pequena varanda de um apartamento, ou no jardim de uma casa grande. As plantas dão um toque de frescura ao ambiente, purificam o ar e deixam qualquer sítio muito mais convidativo. No entanto, sabemos que não são todas as espécies que suportam o sol e as altas temperaturas da estação. Por isso, neste post eu partilho algumas dicas de plantas que são de fácil cuidado, além de boas opções para serem cultivadas na área exterior da sua casa.

Plantas indicadas para a área exterior

1. Buganvília, também conhecida como Primavera

A Buganvília pertence à família das trepadeiras, e é uma excelente opção para ter na sua área exterior. Isto porque as trepadeiras são resistentes e de fácil cuidado. Gostam muito de apanhar sol, o que também é excelente para suportar as altas temperaturas das estações mais quentes. Entretanto, não suportam muito o frio. Por isso, se vive num local que é muito frio no inverno, deve proteger a planta com plásticos. Podem ser cultivadas em vaso ou podem ser plantadas diretamente no terreno. O belo colorido destas flores é, sem dúvida, de encantar qualquer pessoa.

Alfazema – Lavanda, o perfume sem igual

A lavanda também é uma óptima opção para se cultivar em áreas exterior. Isso porque, além de ser resistente tanto ao frio quanto ao calor, também perfuma o ambiente. Possui um aroma suave e refrescante, associado à tranquilidade e pureza. É muito utilizada em cosméticos, óleos e essências. As flores em tom de roxo e lilás são lindas e delicadas. A lavanda pode ser plantada em jardins, canteiros ou floreiras, e gosta da exposição solar. A rega indicada é no sistema gota a gota, no pé das plantas. Evite molhar as folhas para tê-las sempre com bom aspecto.

A poderosa Alóe Vera

A Alóe Vera, além de gostar de exposição solar plena, também é uma planta riquíssima de benefícios para ter em casa. Isto porque tem propriedades cicatrizantes, anti-bacterianas, anti-inflamatórias, hidratante, além de atuar como antioxidante natural e antiviral. Para o cultivo, tome cuidado com os ventos fortes e geadas, pois a planta não se adapta bem nestas condições. Periodicamente é possível extrair o gel que fica no interior da planta e utilizar como máscara hidratante para a pele e cabelo, ou até mesmo para fazer um potente xarope com mel.

Suculentas e cactos na área exterior

Já conhecidas por muitas pessoas, as suculentas e os cactos também são boas opções de plantas para ter na área exterior da sua casa. Isto porque suportam muito bem o sol direto e as altas temperaturas do verão. A rega deve ser feita de forma semanal no verão, e no inverno de 15 em 15 dias. Por isso, são opções mais fáceis para cultivo já que não exigem grandes cuidados. Além dos vasinhos pequenos e individuais, é possível montar vasos maiores com várias espécies distintas de cactos e suculentas num único vaso, e fica muito giro!

Alecrim para incrementar os seus pratos na cozinha

O Alecrim, além do seu aroma delicioso, também possui propriedades condimentares e medicinais. O Alecrim pode ser cultivado facilmente em floreiras ou mesmo plantado ao solo. É capaz de resistir às secas e sobreviver sem água por longos períodos. Gosta de muita exposição solar diária e não exige grandes cuidados para cultivo.
Muito utilizado na culinária, fica excelente quando preparado com batatas assadas ou mesmo como tempero de frango, por exemplo. Simplesmente divino!
Do ponto de vista medicinal, o alecrim possui propriedades que melhoram a digestão, reduz a produção de gases, alivia problemas de azia, constipação, diarréia, entre outros.

Fonte: revistajardins.pt e Idealista.pt


Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandra@sandramendeshouses.com

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *