Ano novo, vida nova! Que tal organizar a rotina de actividades da casa e ter mais tempo livre?

Certamente que com o início de um novo ano sempre surgem também as promessas e desejos de mudança. Afinal quem nunca ouviu alguém dizer que “neste ano as coisas serão diferentes”, “vou ter uma rotina mais saudável”, “vou praticar mais actividade física”, etc.. Neste post eu partilho dicas importantes para te ajudar a organizar a tua rotina, e assim poderes finalmente sair das promessas de ano novo e tornar o teu planeamento uma realidade! ; )

Por isso, é tempo de parar um pouco para avaliar o que esperamos deste novo ano, organizar a nossa rotina de actividades e levar uma vida mais leve e feliz.

Organizar a rotina de limpeza da casa

Se fizer as actividades da casa um pouco todos os dias, não precisará de perder muitas horas num único dia para fazer tudo de uma vez.
Uma boa dica é criar um cronograma, e assim listar pelo menos uma actividade para ser feita todos os dias. Por exemplo, à segunda-feira será o dia de limpar a cozinha. Na terça-feira, dia de lavar as roupas, aspirar e passar a mopa na casa. Quarta-feira, é o dia das casas de banho. Quinta-feira é dia de passar as roupas. E na sexta-feira, por exemplo, remover o pó dos móveis.

Claro que além destas actividades de limpeza mencionadas acima, é preciso também separar uns minutinhos para as tarefas que precisam ser feitas todos os dias, como fazer a cama; lavar, secar e guardar a loiça, por exemplo. No entanto, estas são actividades mais simples, que em poucos minutos é possível ter tudo tratado.

Dessa forma, a casa mantém-se limpa por muito mais tempo e ganha-se mais tempo livre aos fins de semana. No entanto, mesmo que tenha esta organização bem executada ao longo das semanas, periodicamente é recomendável tirar um dia para fazer uma limpeza mais profunda em toda a casa.

Comida saudável e caseira sempre que precisar

Já pensou em deixar várias porções de comida pronta, só para serem aquecidas no microondas assim que for preciso? Esta é uma dica que vale ouro!
Os nossos dias são cada dia mais corridos, e por isso muitas vezes não há tempo de fazer refeições saudáveis como deveríamos. Para evitar este tipo de situação, experimente já deixar preparado algumas porções de comida em recipientes individuais, e congele-as. Assim, quando precisar de comer algo rapidamente, basta aquecer no microondas e, em poucos minutos está pronto! Já está pronta a sua refeição!

Esta é uma excelente alternativa também para quem está a trabalhar em casa, e não pode “perder tempo” a cozinhar o almoço, pois precisa voltar ao trabalho. É também uma óptima opção para as crianças e jovens que acabam por ficar muitas horas em casa sem os pais. Além de ter sempre uma refeição caseira, de fácil acesso, ainda é possível poupar muito dinheiro ao fazer as refeições em casa, e evitar o desperdício de alimentos.

Rotina de exercícios

organizar rotina exercícios

Com o tempo livre que sobrar ao seguir as dicas acima, insira uma rotina de exercícios na sua semana. Podem ser feitos em casa, na rua, ou no ginásio. É preciso tirar um tempo para praticar algum tipo de actividade física, nem que seja apenas para caminhar por alguns minutos todos os dias. A actividade física melhora a circulação sanguínea, dá boa disposição, fortalece o sistema imunitário, diminui o risco de doenças cardíacas e até fortalece os ossos.

Uma boa dica é diversificar, assim não se cansa de fazer sempre a mesma actividade todos os dias.
Pode fazer uma caminhada às segundas, quartas e sextas. Nas terças e quintas fazer yoga ou pilates. Aos fins de semana pode investir num passeio um pouco mais demorado de bicicleta, por exemplo. Manter o corpo em actividade ajuda a libertar endorfina que tem efeito de relaxamento e bem-estar no corpo.

Um tempo para si

organizar rotina - um tempo para si

Seja para cuidar da beleza, ler, meditar, ou simplesmente relaxar e fazer aquilo que gosta. Deixe sempre um tempo livre na semana para si. Com apenas 10 minutinhos ao domingo, por exemplo, já é possível aplicar uma máscara para o rosto ou cabelo, e fortalecer a autoestima. Ou então, fazer uma sessão de meditação para relaxar e esvaziar a mente. Veja qual é o melhor dia da semana para si, e planeie!

Mas seja realista e flexível, apenas coloque na rotina horários e prazos que sejam realmente factíveis. Caso contrário, todo o planeamento pode resultar em frustração, por não conseguir cumprir o seu próprio cronograma. Por isso, seja realista na hora de organizar a sua rotina de actividades.

Ter uma rotina pensada e planeada exclusivamente para si, para atender as suas necessidades e o seu estilo de vida, faz total diferença na sua qualidade de vida. Neste novo ano que se inicia é tempo de mudar, e ser ainda melhor, mais saudável e feliz. Experimente!


Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandra@sandramendeshouses.com

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *