4 dicas para aproveitar a sua área exterior nos dias quentes

Os dias quentes estão a chegar, e certamente não há nada melhor do que desfrutar de uma área exterior aconchegante em casa. Seja para ler um livro, apanhar sol, saborear um pequeno almoço com a família, ou mesmo apreciar um saboroso vinho. Se tem um espaço exterior na sua casa, como por exemplo uma varanda ou um jardim, aproveite as dicas deste post para deixá-lo ainda mais convidativo.

1. Mantenha a área exterior sempre limpa

Para que o ambiente seja convidativo é preciso primeiramente que esteja limpo.
Por isso, remova todos os objetos que não utiliza, pois é comum as pessoas utilizarem as áreas exteriores como depósito para guardar itens de pouco uso. Em seguida, com o espaço liberado, faça uma boa limpeza. Tudo organizado e limpo? Então, já tem agora uma tela em branco para trabalhar.

2. Utilize flores e plantas para criar um ambiente mais agradável

Sem dúvida, as flores e as plantas em geral deixam qualquer espaço mais alegre e relaxante.
É possível criar ambientes completamente distintos apenas ao trocar o paisagismo. Há flores mais românticas, e outras com cores mais vivas e alegres. Há vasos de bonsai, por exemplo, que ficam óptimos em decorações mais zen, e há outros vasos com folhagens verdes bem giras que dão uma sensação de “ambiente mais refinado”. Por isso, a escolha das flores e plantas corretas podem dar aquele toque especial à sua área exterior, e assim ajudar a transmitir a sensação que quer obter do seu espaço.

Já sabe o que pretende para a sua área exterior?
Um ambiente com um aspecto mais zen? Ou mais florido e colorido? Que tal uma horta?
Certamente, também é possível utilizar a área exterior para ter uma horta, e assim desfrutar de hortaliças frescas nas suas refeições.

3. Escolha os móveis corretos

Quando procuramos por uma área exterior, habitualmente estamos a procurar ar fresco e espaço.
Por isso, tenha muita atenção ao tamanho escolhido para os móveis externos. Saiba que há móveis de todos os tamanhos, para todos os tipos de espaços. Se a sua varanda é pequena, opte sempre por móveis de tamanho condizente. De nada adianta ter um espaço externo (por menor que seja) se ele estiver totalmente comprometido.
Uma escolha errada de tamanho dos móveis pode deixar o ambiente desconfortável, e assim torná-lo pouco atrativo. Dessa forma, é interessante tirar sempre as medidas com exatidão antes de comprar os móveis da área exterior. Poucos centímetros, em ambientes pequenos, fazem toda a diferença.

Outras questões importantes também a se considerar são o conforto e a durabilidade.
Observe se os materiais dos móveis e acessórios: retém muito calor, se são impermeáveis, se o tecido é agradável ao toque, se são fáceis de limpar, se podem ficar expostos a altas e baixas temperaturas, etc.

4. Invista em itens específicos se quiser criar um “espaço zen” na área externa

Itens que ajudam a deixar a sua área exterior com um aspecto mais zen, como o de um spa:

  • Iluminação em tons mais amarelados:
    Dão um ar de aconchego. Seja através da utilização de candeeiros de chão ou estilo de “fio de lâmpadas”, por exemplo, que está bem em alta agora.
  • Elementos naturais como madeira, bambu, palha e corda também contribuem bastante para a sensação de relaxamento. Atualmente é possível até modificar o piso da sua varanda e criar um aconchegante deck, em poucos minutos. Apenas a utilizar placas de um material que imitam madeira, de encaixe. Super simples e fácil.
  • Pedras brancas ajudam a criar um aspecto de jardim, principalmente quando utilizado em conjunto com itens de madeira. É um detalhe na decoração que faz total diferença no resultado final.
  • As velas aromáticas, além de cheirarem muito bem, ainda trazem uma sensação de calma a tranquilidade. A luminosidade em tom amarelado também contribui para esse relaxamento.
  • Estátuas em pedra ou concreto, por exemplo, ajudam a compor o ambiente “zen rústico”.
  • Utilizar uma fonte com água a correr também ajuda a relaxar. Isso porque o barulho da água é muito agradável, e o movimento dela a correr também emana boas energias ao ambiente.

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Consultora Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandra@sandramendeshouses.com

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *