10 dicas para preparar a sua casa para a chegada da Primavera

A primavera está a chegar e com a nova estação a oportunidade de renovar e preparar a sua casa. Por isso, para ajudar nesta tarefa, listei algumas dicas que vão deixar a sua casa mais aconchegante, fresca e alegre. Dicas que vão desde uma limpeza profunda, até a adição de plantas e flores nos ambientes. Certamente, esta é uma excelente oportunidade para dar novos ares à sua casa.

1. Limpeza profunda

Primeiramente, vamos iniciar pela limpeza. A primavera é um ótimo momento para fazer uma limpeza profunda em toda a casa. Limpe os tapetes, estofos, janelas, portas e paredes. Remova o pó e as sujidades acumuladas durante o inverno, já que os dias frios acabam por dificultar a realização de uma limpeza mais pesada, onde seja necessário lavar itens e apanhar sol.

Além disso, é importante prestar atenção na limpeza dos armários e closets, retirar roupas e objetos que não serão mais utilizados. Esta é uma oportunidade para organizar e doar aquilo que não é mais necessário. Ao finalizar a limpeza, abra as janelas para ventilar e permitir a entrada da brisa fresca da primavera.

2. Troque a roupa de cama pesada por uma leve, de primavera

Troque a roupa de cama pesada e quente por lençóis e cobertores mais leves e frescos. Sendo assim, uma ótima opção é investir em tecidos mais frescos e naturais, como o algodão e o linho, que proporcionam maior conforto e frescura durante as noites mais quentes da primavera. Almofadas e travesseiros também podem ser trocados por versões mais leves e coloridos.

Aproveite para renovar a decoração do quarto, adicione plantas e flores para assim trazer mais vida e alegria para o ambiente. Com pequenas mudanças, o quarto se transforma num espaço mais aconchegante e acolhedor para aproveitar a nova estação.

3. Deixe a casa arejada e com a luz natural da primavera a entrar

Abra as janelas e deixe a luz do sol entrar na casa. Pois, além de iluminar o ambiente, a luz solar ainda ajuda a eliminar os germes e as bactérias que se acumularam no inverno.

Certamente que durante os dias frios de inverno o conveniente era mesmo manter a casa fechada, porque a prioridade era o aquecimento da casa. No entanto, na Primavera já é possível deixar a casa mais arejada. As temperaturas mais amenas da estação contribuem para isso e permitem maior ventilação aos ambientes.

4. Traga as plantas e flores da primavera para dentro da casa

A primavera é a estação das flores e das plantas. Por isso, aproveite e adicione plantas e flores em vasos ou jardineiras para trazer a natureza para dentro de casa. Sejam elas naturais, ou então artificiais, o importante é desfrutar da sensação de bem-estar que a vegetação é capaz de trazer para o ambiente.

5. Faça uma limpeza no jardim ou na varanda

Se tem um jardim ou varanda, faça uma limpeza e remova as folhas secas e outros detritos acumulados durante o inverno. Dê também uma atenção especial à limpeza dos vidros, que costumam ficar bem empoeirados durante o inverno. Outra boa ideia, por exemplo, é plantar novas flores e plantas para dar cor e vida ao espaço. Há espécies muito giras, fáceis de cuidar, e que se adaptam muito bem aos ambientes exteriores.

6. Mude a decoração

Mude a decoração da casa para uma mais leve e colorida, que combine com a estação. Pode trocar, por exemplo, as mantas do sofá, almofadas, toalhas de mesa, e outros acessórios por versões mais coloridas e alegres. Estampados florais e com folhagens são ótimas opções. São apenas pequenas mudanças, mas que fazem uma grande diferença no resultado final.

7. Aproveite a primavera para fazer a manutenção da casa

A primavera é um bom momento para verificar a manutenção da casa. Como, por exemplo, o estado do telhado, das calhas, dos aparelhos de ar-condicionado, entre outros. Certifique-se de que tudo está a funcionar corretamente para evitar problemas no futuro. Aproveite o bom tempo, sem tantos dias de chuva e frio, para fazer serviços no exterior.

8. Prepare a área exterior para receber as visitas

Se gosta de receber visitas na varanda ou no jardim, aproveite a primavera para preparar o espaço para esses momentos. Adicione móveis, iluminação e decorações que deixem o ambiente mais aconchegante e acolhedor. No entanto, se o espaço for pequeno, tenha atenção ao tamanho dos móveis e itens de decoração que escolher. Pois, muitas vezes as pessoas colocam móveis demasiado grandes para o ambiente, e acaba por ficar desconfortável. Portanto, tenha atenção redobrada na decoração se o seu espaço exterior for pequeno.

9. Faça um check-up na saúde da casa para a primavera

A primavera é uma época em que muitas pessoas sofrem com alergias e outros problemas de saúde, principalmente ao pólen. Sendo assim, é importante fazer um check-up na casa para verificar se há mofo, poeiras ou outros elementos que possam prejudicar a saúde dos moradores. Limpeza e ventilação adequadas certamente podem ajudar a evitar esses problemas.

10. Troque as cortinas pesadas por modelos mais leves

Tem cortinas com tecidos pesados nas janelas? Troque-as por modelos mais leves e fluidos, que permitam a entrada da luz natural e da brisa fresca da primavera. Isso ajuda a deixar a casa mais arejada e iluminada também.


Sandra Foto

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente imobiliária
(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
sandramendes@restartimobiliaria.com

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *