10 dicas para poupar energia e gás, e pagar menos nas contas

Em tempos de crise energética, poupar energia e gás é sempre muito bem-vindo. Com os valores das contas a subir, os portugueses estão a procurar novas formas de ajustar esta nova (e cara) realidade ao orçamento familiar. Por isso, neste post eu partilho 10 dicas simples, mas que podem dar uma ajuda nas contas ao final do mês.

1- Remover aparelhos eletrónicos das tomadas quando não está a utilizar

Sabia que só o facto de um equipamento eletrónico estar conectado à energia, já está a gastar? Mesmo se não estiver a ser usado naquele momento. Isso ocorre principalmente porque há muitos equipamentos que possuem pequenas luzes de LED, como há por exemplo nos aparelhos de TV e internet. Essas luzinhas mantém-se ligadas constantemente, no chamado modo “stand by”, e estão a gastar energia (ainda que pouca) 24 horas por dia.

Em alguns casos é possível manter os equipamentos (não essenciais) desligados da energia, e apenas ligá-los no momento da utilização. Entretanto, infelizmente não há como utilizar essa técnica com todos os equipamentos. Isso porque muitos precisam estar constantemente ligados, como é o caso por exemplo do frigorífico, internet, etc.. Mas, aqueles equipamentos em que for possível manter desconectado da energia, certamente é uma boa opção para poupar alguns euros na conta.

2- Aproveitar ao máximo a luz do dia

Abra as janelas e aproveite ao máximo a claridade e a luz do sol. Ligue as luzes apenas quando os ambientes estiverem realmente escuros. No outono e no inverno os dias são naturalmente mais escuros, no entanto ainda assim é possível aproveitar horas do dia sem utilizar as luzes elétricas. Se ainda não faz isso na sua casa, experimente! Abra os cortinados e aproveite a claridade natural. Utilizar cores claras na decoração: paredes, móveis e cortinados também ajudam a refletir a claridade.

3- Luzes de LED gastam menos energia e duram mais

Sempre que puder opte por ter luzes de LED nos candeeiros em casa, pois além de gastarem menos energia são mais duráveis. Certamente este é um investimento que vale a pena fazer. Verifique se todas as lâmpadas da sua casa são de LED, e caso não sejam, faça a substituição o quanto antes. A economia na conta de luz pode ser grande.

4- Aproveite ao máximo o espaço interno do forno

Otimize ao máximo a utilização dos eletrodomésticos para poupar alguns euros no final do mês. O forno, por exemplo, pode ter todo o espaço interno utilizado enquanto está ligado. Sendo assim, a dica é assar algo na parte de cima do forno e ao mesmo tempo colocar outra receita no andar inferior. Algumas sugestões de combinações que podem ser feitas:
– Frango assado (na parte inferior) e legumes (na parte superior),
– Carne assada (na parte inferior) com arroz de forno (na parte superior),
– Bacalhau (na parte inferior) com batatas assadas (na parte superior).

5- Fogão a gás ou elétrico? Cozinhe toda a comida de uma vez

Outra boa dica para poupar energia e gás é preparar a comida toda de uma única vez. Cozinhar em maiores quantidades, uma vez na semana, ao invés de estar a cozinhar em todas as refeições. Pode preparar um almoço especial para família no domingo, por exemplo, e aproveitar a comida excedente para montar refeições para a semana. Congele a comida em porções separadas e aqueça-as ao micro-ondas na hora em que for consumir. Dessa forma, poupa-se com o gás ou eletricidade para preparar a comida fresca todos os dias. O gasto será mesmo apenas do micro-ondas, por poucos minutos, só para aquecer a comida.

Além da economia de energia e gás, ainda terá mais tempo livre para trabalhar ou passear com a família. Preparar as refeições para a semana, de uma única vez, é realmente muito prático. Vale a pena experimentar! Outra dica é separar com antecedência a comida congelada que irá consumir, assim dá tempo da comida descongelar em temperatura ambiente, e gasta-se menos minutos para aquecer no micro-ondas.

6- Fazer uso inteligente do ferro de passar

O ferro de passar roupa é um dos vilões da conta de energia, isso porque habitualmente consome muita energia. Por isso é importante saber utilizá-lo de forma inteligente para conseguir poupar na conta de luz. Primeiro, separe toda a roupa que irá passar, ainda com o ferro desligado. Coloque todas as peças próximas ao ferro, separe também os cabides que irá utilizar para colocar as roupas passadas. Depois, arrume as peças de forma que estejam prontas para serem passadas. Por exemplo, abra os botões de todas as camisas, arrume os colarinhos, e deixe as peças já alinhadas. Só depois de tudo isso organizado é que pode ligar o ferro e começar a passar a roupa. Acredite, é possível economizar um bocado apenas com essa dica.

7- Aproveite a capacidade total dos equipamentos para poupar energia e gás

Certamente que a dica do aproveitamento total dos eletrodomésticos vale para todos. Máquina de lavar loiça, máquina de lavar roupa, secadora de roupas, forno, enfim, utilize sempre os equipamentos na sua capacidade máxima. Espere ter roupa suja suficiente para lavar, faça o mesmo com os pratos e talheres no lava loiça. Dessa forma poupa-se em tudo, nos gastos com energia, água, e até mesmo com o seu tempo.

8- Se houver lareira em casa, opte por utilizar ao invés dos aquecedores elétricos e a gás

Os dias frios estão a chegar, então nada melhor do que reforçar já o seu stock de lenha. Se tiver lareira em casa, opte pela sua utilização ao invés dos aquecedores elétricos e a gás. Além de poupar gastos ainda terá em casa o agradável ambiente da lareira, excelente para aproveitar e apreciar um bom vinho também.

9- Equipamentos com boa classificação energética gastam menos energia

Se estiver na hora de trocar algum eletrodoméstico, sempre tenha atenção à classificação energética do equipamento. Isso porque há muita diferença de gasto energético entre uma marca e outra, e a diferença de preço entre as marcas nem sempre se justifica. Há equipamentos com boa classificação energética e com bons preços também. É preciso sempre pesquisar para fazer uma boa compra.

10- Invista nas cortinas térmicas e nos tapetes

Tapetes e cortinas certamente não são apenas itens de decoração. Eles também têm a sua função na manutenção da temperatura da casa. Auxiliam no isolamento do frio que vem do solo e das janelas. Por isso, vale a pena dar uma vista de olhos nos tapetes e cortinas da sua casa. Pode ser que com um pequeno investimento nestes itens consiga ter um isolamento extra, e assim também poupar com o aquecimento nas próximas contas de energia e gás.


Sandra Foto

Precisa de ajuda para comprar ou vender uma casa?
Agende uma conversa!
Sandra Mendes – Agente Imobiliária
📲(+351) 915 111 442 (WhatsApp)
📩 sandra@sandramendeshouses.com

close

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber todas as nossas novidades no seu email!

* Ao subscrever-se você concorda com a recolha e tratamento dos seus dados pessoais para envio de e-mails.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *